UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/07/2008 - 09h57

Os olímpicos e as cidades: série mostra cotidiano de atletas rumo a Pequim

UOL Esporte
Em São Paulo
SAQUAREMA, SERGUEI E GIBA
Crédito
Saquarema, no litoral norte do Rio de Janeiro, já foi reduto de surfistas e virou refúgio para Serguei, ícone do rock em décadas passadas. Hoje, abriga o Centro de Treinamento do vôlei brasileiro e, durante alguns meses do ano, é casa de estrelas como Giba e o técnico Bernardinho.
LEIA SOBRE A ESTRANHA RELAÇÃO
CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS
Você já se perguntou o que fazem os atletas olímpicos do Brasil quando não estão treinando? Ou por que treinadores rígidos, como Bernardinho do vôlei, preferem levar suas equipes para cidades isoladas, como Saquarema, para se concentrar? Para responder essas e outras perguntas, o UOL Esporte vai apresentar algumas cidades, do Brasil e do exterior, que exercem papéis predominantes na preparação olímpica do país.

A série "Os olímpicos e as cidades" começou com Auburn, no Alabama, nos EUA. A pequena cidade é sede da universidade que moldou Cielo, uma das maiores apostas da natação brasileira, em um dos maiores velocistas do planeta - clique aqui para ler a reportagem e aqui para ver as fotos.

Nesta segunda-feira, estréia o segundo capítulo, sobre Saquarema (clique aqui). A cidade, meca do surfe e casa do enigmático roqueiro Serguei, hoje também abriga o centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei. Lá, os técnicos Bernardinho, do time masculino, e José Roberto Guimarães, da seleção femimina, preparam suas equipes para os Jogos de Pequim, no mês que vem.

CIELO E AUBURN, NOS EUA
Montagem Arte UOL
O caminho do 1º ouro da natação pode estar na saída 57 da Interestadual 85, que leva à Auburn, onde Cielo se moldou.
A CIDADE PACATA X NADADOR
VEJA AS FOTOS DE AUBURN
A série segue, a partir de agora, com um capítulo nesta semana e quatro nas seguintes, com outros olímpicos e outras cidades. César Castro, dos saltos ornamentais, apresenta Brasília. Porto Alegre apresenta sua combinação de judocas, como os campeões mundiais Thiago Camilo e João Derly, e velejadores.

Confira ainda João Pessoa, na Paraíba, e sua relação com o nadador Kaio Márcio e a dupla do vôlei de praia Ricardo e Emanuel. Salvador, na Bahia, e os boxeadores olímpicos. Londrina e sua estrela, Natália Falavigna, campeã mundial de Taekwondo.

Compartilhe: