UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 05h55

Hungria conquista o tri olímpico no pólo aquático masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção húngara masculina de pólo aquático chegou ao tricampeonato olímpico neste domingo com uma vitória por 14 a 10 na final contra os Estados Unidos. Após o segundo lugar em Los Angeles-1984 e Seul-1988, o time norte-americano volta a conquistar a medalha de prata depois de vinte anos, mas segue sem o ouro na modalidade.

Fred Dufour/AFP
Após 88 anos, o pólo aquático masculino volta a ter um time tricampeão olímpico
VEJA FOTOS DA DECISÃO
LEIA SOBRE A MODALIDADE
PÁGINA DOS JOGOS DE PEQUIM
Já a Hungria iguala, depois de 88 anos, o tricampeonato olímpico no pólo aquático conquistado pelo Reino Unido, que venceu as Olimpíadas de Londres-1908, Estocolmo-1912 e Antuérpia-1920 (devido à Primeira Guerra Mundial, não houve edição dos Jogos em 1916).

Na decisão, o time húngaro encontrou dificuldades para bater os Estados Unidos, que eliminaram a forte equipe da Sérvia na semifinal. A boa vantagem no placar só foi garantida no último período, com boas defesas do goleiro húngaro Zoltan Szecsi. Nos Estados Unidos, destaque para Tony Azevedo, autor de 4 gols na partida.

O time húngaro começou melhor na partida e abriu 6 a 4 no primeiro período. No segundo quarto, os Estados Unidos voltaram melhor e diminuíram a desvantagem para apenas um gol. O jogo foi para o intervalo com 9 a 8 para a Hungria.

Na volta do intervalo, os húngaros conseguiram se aproveitar dos erros de ataque dos norte-americanos, que desperdiçaram diversos arremessos na trave do goleiro Szecsi. Com melhor aproveitamento, a Hungria foi para o último quarto com 11 a 9 no marcador.

No período final, a experiência húngara prevaleceu. Apostando em contra-ataques rápidos, os campeões olímpicos chegaram a abrir uma vantagem de cinco gols.

Faltando dois minutos para o fim do jogo, com o placar já consolidado, a numerosa torcida húngara presente no Centro de Natação Yingdong já comemorava a terceira medalha de ouro consecutiva de seu país em Olimpíadas no pólo masculino.

Na decisão do terceiro lugar, a Sérvia bateu Montenegro por 6 a 4 e encerrou a competição com a medalha de bronze, em partida que reuniu duas potências da modalidade.

Compartilhe: