UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Remo

Reuters
Remo virou a "oportunidade social" de Almeida

Thiago Almeida

"Dos meus amigos, acho que só dois sobreviveram e se não fosse o remo não sei o que ia ser"

Data de nascimento
14/01/1980
Local de nascimento
Cariacica (ES)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
69 kg / 1,81 m
Prova
Skiff duplo leve
Participação em Pequim
17º lugar

A afirmação acima de Thiago Almeida, ou Capixaba, como é conhecido, mostra como foi seu início no remo: quase obrigado pela mãe. Thiago estava passando muito tempo na rua e o fato não agradava a sua família que, por indicação de uma amiga, conseguiu uma bolsa para o filho aprender a remar.

Mas, no início, Capixaba não queria. "Eu não gostava. A rua é muito legal. O esporte é bom, mas demora até conhecer isso", conta. E como não conseguia convencer o filho, a via mais fácil foi a das ameaças. "Minha mãe pegou uma vara de goiabeira e me ameaçou, aí então eu fui".

E desde então não parou mais. Com um mês, o técnico lhe pediu que remasse em uma regata e, dali a um mês, se vencesse, receberia uma bicicleta. Dito e feito. Foi então que Thiago percebeu que valia a pena trocar a vida da rua pela do remo.

Em 1999, ele recebeu o primeiro convite para competir no Rio de Janeiro, mas recusou por já estar empregado. Continuou no Espírito Santo e foi aconselhado pelo técnico a fazer uma faculdade. Então, entrou em educação física, curso que já concluiu.

Depois disso, Almeida resolveu se estabelecer no Rio de Janeiro, a convite do Flamengo. Logo, o atleta já estava com a vaga garantida na seleção brasileira. Mas, de acordo com ele não foram só os treinos que o fizeram conquistar a vaga. O remador tinha um uniforme, uma meia e uma cueca da sorte.

Um mês após perder a medalha de bronze no Pan por 0s04, ele deixou o quatro sem timoneiro leve e seguiu outro rumo. Começou a parceria com o veterano xará Thiago Gomes e treinou firme para o Pré-Olímpico de novembro. Mesmo com o pouco tempo da dupla, a vaga para os Jogos de Pequim veio e o sonho olímpico tornou-se realidade.

Thiago Almeida e Thiago Gomes, competindo pelo skiff duplo leve em Pequim, ficaram com a 17ª colocação ao chegarem em quinto lugar na final C que disputaram.