UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Remo

Thiago Gomes

"As pessoas não sabem a diferença que faz 0s27. Você se dedica muito e não vê o retorno. É muito desgastante".

Data de nascimento
11/01/1979
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
71 kg / 1,74 m
Prova
Skiff duplo leve
Participação em Pequim
17º lugar

A história de Thiago com o remo é longa, precisamente 18 anos. Mas foi no seu 14º ano de remo que ele conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: competir em uma Olimpíada. A primeira veio em 2004.

O desfecho na Grécia, porém, não foi o esperado. Isso porque Thiago e seu parceiro na época, José Carlos Sobral Júnior, no skiff duplo, foram pior do que imaginavam. Os brasileiros, que esperavam chegar à final B, ficando entre os doze melhores do mundo, não conseguiram nem mesmo alcançar a final C, ficando em 19º, atrás de duplas de Hong Kong e Uzbequistão.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, outra decepção. Apesar de ter a melhor expectativa possível de apagar a experiência de Atenas, ele amargou o quarto lugar, atrás da dupla chilena, que terminou com o bronze.

A preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim já começou tortuosa. Seu parceiro oficial, Sobral Júnior, optou pela aposentadoria logo depois de se casar e desistiu do sonho olímpico. O remador, então, se juntou a Thiago Almeida em setembro, dois meses antes do Pré-Olímpico. A nova dupla se acertou rápido e garantiu a vaga para a China.

Thiago Gomes tem agora mais um capítulo de sua história para ser escrito. Participante de Pequim ao lado de Thiago Almeida, o veterano foi para a final C do skiff duplo leve e ficou em quinto lugar. Com esse resultado, os brasileiros abacaram a competição na 17ª colocação geral.

Os altos e baixos da carreira de Gomes não se comparam com o trauma que ele sofreu há alguns anos. Em 2001, por conta de um acidente de moto, o atleta sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas nos dois braços.

A recuperação não foi rápida. Foram várias cirurgias, além de problemas que Gomes teve que enfrentar até estar plenamente pronto para as disputas. Somente em 2002 que ele conseguiu voltar a competir. Dessa época, ele lembra com carinho do grande apoio que teve do amigo Sobral.