Milhares de afegãos compareceram ao estádio nacional para dar as boas vindas ao primeiro medalhista olímpico na história do Afeganistão. Os compatriotas de Rohullah Nikpai o trataram como um herói, em festa feita para o atleta nesta quinta-feira.
Nikpai, que conquistou a medalha de bronze no taekwondo em Pequim, se encontrou com o vice-presidente Karim Khalili no aeroporto de Cabul. Helicópteros sobrevoaram a cidade jogando panfletos com a sua foto. "Ele faz o povo afegão sentir orgulho", dizia o panfleto.
O atleta, de 21 anos, declarou estar muito feliz com a sua conquista em Pequim. "Espero que essa medalha possa passar uma mensagem de paz para o Afeganistão", disse Nikpai.
Muitos afegãos não puderam assistir ao feito histórico de Nikpai, devido ao frágil sistema de distribuição de energia no país e por poucas pessoas terem acesso à televisão à cabo no país. No entanto, uma fita com a vitória do atleta na decisão pelo bronze foi divulgada mais tarde.
Antes da medalha de Nikpai nas Olimpíadas de Pequim, o melhor resultado do Afeganistão era a 15ª colocação na luta livre, em Tóquio-64.