O jogador de beisebol Chang Tai-shan teve anunciada sua punição após ser pego em um exame antidoping realizado antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, que o tirou da competição na China. O atleta de Taiwan foi suspenso por um ano de competições internacionais, segundo foi anunciado pelas autoridades esportivas de seu país nesta terça-feira.
Jogador da terceira base, Tai-shan deverá ficar fora do Mundial de Beisebol, que será realizado em março de 2009, assim como qualquer outra competição que seja realizada até agosto do próximo ano. Ele se defendeu das acusações de doping, afirmando que a substância ilícita encontrada era oriunda de medicamentos de fertilidade utilizados por ele. A Federação Internacional de Beisebol não aceitou a explicação.
Tai-shan joga na seleção de Taiwan desde 1998. "Mesmo que a substância encontrada no exame não tenha uso para a melhora da performance, ela ainda banida no Comitê Olímpico Internacional (COI), causando um arrependimento de uma vida toda para Chang", comentou a federação local da modalidade, em declaração oficial.
"Ao mesmo tempo (em que ele é suspenso), a seleção de Taiwan sofrerá uma grande perda em sua força", concluiu o anúncio. Chang foi suspenso no último dia 13 e ficou de fora da estréia de sua equipe, que bateu a Holanda. Depois do anúncio do doping, o jogador se desculpou à federação de Taiwan e expôs sua defesa quanto ao caso.