Mesmo com o apoio da torcida, a China não foi párea para a Rússia, atual vice-campeã mundial, que venceu por 94 a 81 e conquistou a medalha de bronze do basquete feminino dos Jogos Olímpicos.
A Rússia foi para a disputa do bronze por ter perdido para os Estados Unidos, enquanto a China foi derrotada pela Austrália.
Rebekka Hammon, com 22 pontos, foi a cestinha da Rússia na partida. Mas a maior pontuadora do jogo foi a chinesa Nan Chen, com 26.
O primeiro quarto foi equilibrado, com a equipe russa vencendo por contagem mínima (24 a 23). Mas foi no segundo quarto que a partida foi praticamente definida, pois a Rússia venceu por 28 a 16 e levou uma vantagem de 13 pontos para o intervalo (52 a 39).
No terceiro período, a Rússia voltou a vencer, desta vez por dois pontos, deixando uma vantagem bastante confortável para o último e decisivo quarto (72 a 57).
Com a vantagem em mãos, bastou para as russas administrar a partida e vencer por 13 pontos de diferença (94 a 81).
O basquete feminino foi o único da modalidade que teve representantes brasileiros. Com um grupo renovado, o time do técnico Paulo Bassul venceu apenas uma das partidas que disputou (Letônia), uma queda bastante acentuada de rendimento em relação às três últimas Olimpíadas.
As brasileiras chegaram a enfrentar as russas na primeira fase. A seleção fez uma partida de igual para igual com as adversárias, mas sucumbiu no último período e perdeu por 74 a 64.