A equipe norte-americana de revezamento 4 x 400 m conquistou o tetracampeonato olímpico após uma chegada disputada até os últimos metros contra a Rússia. Sanya Richards guardou a ultrapassagem sobre Anastasia Kapachinskaya para a reta final, e cruzou em primeiro, no tempo de 3min18s54.
A diferença das vencedoras para as russas foi de apenas 32 centésimos. O bronze ficou para a Jamaica, que completou a prova em 3min20s40.
O time norte-americano formado por Mary Wineberg, Allyson Felix, Monique Henderson e Sanya Richards esteve na frente até a terceira passagem.
A Rússia, representada por Yulia Guschina, Liudmila Litvinova, Tatiana Firova e Anastasia Kapachinskaya, tomou a liderança e foi para os 400 metros finais com vantagem. Mas Sanya Richards foi decisiva e passou a russa Kapachinskaya na hora certa.
Na equipe norte-americana campeã olímpica em Atenas-2004, apenas Sanya Richards e Monique Henderson estavam presentes. Os Estados Unidos também venceram a prova em Sydney-2000 e Atlanta-1996. Em Barcelona-1992, o título ficou com a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).