A China, que já se vê garantida com o maior número de medalhas de ouro nesta edição dos Jogos Olímpicos, tem dupla chance de conquistar mais uma, na final masculina da plataforma de 10 m nos saltos ornamentais, às 9h deste sábado.
Além dos chineses Zhou e Huo, que vêm se alternando na liderança da modalidade, o britânico Thomas Daley, atleta de 14 anos, também será uma das atrações da prova que vale medalha.
Até agora a China venceu todas as sete finais olímpicas deste ano nos saltos ornamentais. Huo já foi campeão no salto sincronizado da plataforma, ao lado do colega Lin Yue, e tem mais uma chance de ser medalhista de ouro.
Na primeira eliminatória da plataforma, o chinês Luxin Zhou havia passado de fase com aparente superioridade em relação aos rivais. Anotando 539,80 pontos, ficou praticamente a 30 pontos de vantagem do segundo colocado, o australiano Matthew Mitcham.
Na mesma prova, os brasileiros Hugo Parisi e Cassius Duran não se classificaram para a semifinal. Parisi ainda esteve perto de conseguir uma boa colocação, mas com o 19º lugar não passou à etapa seguinte. Duran, que participou da terceira Olimpíada na carreira, acabou em 24º entre os 30 participantes da prova.
Sai um chinês, entra outroDurante a prova semifinal, quando Mitcham conseguiu ultrapassar o chinês que lhe superou, outro atleta do país apareceu para tomar-lhe o primeiro lugar: Liang Huo (549,95 pontos). O australiano passou à final novamente na segunda posição, com 532.20 pontos, seguido do outro chinês, Zhou (526,20 pontos).
Alheio à disputa pelos primeiros lugares, o britânico Thomas Daley garantiu presença na final olímpica. O atleta é o mais jovem campeão nacional na categoria adulta da plataforma de 10 m na história da Inglaterra. Na disputa da semifinal olímpica, Daley terminou na oitava posição, entre 12 classificados, com 458,60 pontos.
Ao chegar à final olímpica, Daley já superou nomes fortes na competição de Pequim-2008. O conterrâneo Peter Waterfield, medalhista de prata em Atenas-2004 no salto sincronizado na plataforma, terminou a competição semifinal deste sábado em 13º, e está fora da final. Outro campeão, o alemão Sascha Klein, que venceu a Copa do Mundo este ano, também ficou para trás.
Além da China, Austrália e Estados Unidos vão à final com dois atletas cada. Os seis saltadores restantes representam as nações de Colômbia, Cuba, Rússia, Alemanha, México e Grã-Bretanha.