As leonas argentinas se recuperaram da frustrante derrota para a Holanda na semifinal, por 5 a 2, e conquistaram nesta sexta-feira o segundo bronze de sua história no hóquei olímpico. Além da beleza, a Argentina também mostrou eficiência e venceu a Alemanha por 3 a 1, em Pequim.
As duas equipes já haviam se encontrado na primeira fase da competição, pois ambas eram do Grupo B. Na ocasião, a Argentina alcançou o belo placar de 4 a 0. No entanto, foram as alemãs que terminaram na primeira posição, com 12 pontos - quatro vitórias em cinco jogos.
As leonas argentinas impuseram à Alemanha o único fracasso do início do torneio. Elas chegaram às finais como as únicas invictas do Grupo B, com três vitórias e dois empates.
Em Atenas-2004, as leonas também ficaram com o bronze. O melhor resultado delas foi a prata em Sydney-2000. Já as alemãs são as atuais campeãs da competição olímpica e somam ainda uma prata em Barcelona-1992.
No primeiro tempo, as argentinas não demoraram e logo abriram 2 a 0 no placar. Com bons dribles e boas jogadas na linha de fundo, as leonas terminaram a primeira etapa com um desempenho melhor.
O rendimento da seleção argentina, porém, caiu após o intervalo. A mesma deficiência da Argentina já tinha ocorrido nas partidas diante dos Estados Unidos e do Reino Unido, quando as leonas abriram 2 a 0, mas tomaram o empate.
No entanto, desta vez, a Argentina suportou a pressão das adversárias e em um contra-ataque teve uma falta a seu favor. Na cobrança, a equipe chegou ao terceiro gol e selou a vitória.