As japonesas do softbol quebraram um tabu em Pequim que parecia impossível. Venceram as norte-americanas na decisão do ouro no esporte por 3 a 1 nesta quinta-feira.
Equipe dos EUA mostra decepção pela derrota na final para as japonesas |
A vitória tira das norte-americanas a total hegemonia desde que o esporte virou olímpico em Atlanta-1996. Já anunciado como fora do programa de Londres-2012, o softbol teve a sua última exibição nas Olimpíadas da China.
Parece que o fato motivou as japonesas a tirarem o quarto ouro seguido do time dos EUA. Em 2004, as norte-americanas foram chamadas de "Dream Team", em referência a toda poderosa equipe masculina de basquete do país.
O Japão, que tinha perdido a semifinal para as norte-americanas, venceu nesta quinta por 3 a 1 depois de corridas no terceiro, quarto e sétimo inning. Os EUA só conseguiram uma corrida, no quarto inning.
O softbol tem regras um pouco distintas das demais modalidades olímpicas na sua fase final. Na primeira etapa, todos os times jogaram contra todos.
Ao final desta fase, o primeiro colocado (EUA) enfrentou o segundo (Japão), enquanto o terceiro lugar (Austrália) pegou o quarto colocado (Canadá). Da disputa entre os dois melhores saiu o primeiro finalista (EUA). O perdedor deste jogo (Japão) teve uma segunda chance de chegar à final enfrentando o vencedor do confronto entre o terceiro e quarto colocados - no caso, a Austrália.