Na estréia do esporte como parte do programa olímpico, 32 homens e 16 mulheres começaram a disputa do BMX na pista de Laoshan, nesta quarta-feira, na luta pelo primeiro ouro olímpico na prova.
No primeiro dia de disputa, os ciclistas fizeram duas baterias iniciais que serviram apenas para dividi-los em chaves na fase seguinte. Definidas as chaves, os homens foram para a disputa das quartas-de-final, enquanto as mulheres terão que esperar até quarta-feira à noite (horário do Brasil) para disputar a semifinal.
Nas quartas, os homens fizeram os 350 metros de pista e o favorito Maris Strombergs, da Letônia, teve o melhor aproveitamento com seis pontos, juntamente com Sifiso Nhlapo, da África do Sul. O letão é o atual campeão mundial.
Ainda na mesma chave, o norte-americano Kyle Bennett, tricampeão mundial (2002, 2003 e 2007), garantiu a classificação com 14 pontos, mesmo não completando a última bateria. O campeão sofreu uma queda depois de se chocar com o holandês Raymon van der Biezen e machucou o seu ombro esquerdo. Apesar da lesão, Bennett confirmou sua participação na prova de quarta-feira. Seus compatriotas Mike Day, de apenas 23 anos, e Donny Robinson se classificaram, respectivamente, com 3 e 11 pontos.
Mike foi o ciclista com a menor pontuação de todas as chaves e avança para a semifinal como favorito. O australiano Jared Graves, vice-líder do ranking mundial, foi o segundo melhor da prova, com quatro pontos. O neozelandês Marc Willers, quinto no ranking, apesar de não estar em uma boa temporada, fez nove pontos e se classificou para a semifinal.
Entre as mulheres, consolidando a fama de favorito, o Reino Unido, que já possui oito ouros, quatro pratas e dois bronzes nas diferentes provas de ciclismo em Pequim, pode ainda conquistar mais uma medalha com Shanaze Reade, atual bicampeã mundial da prova.
A ciclista passou para a semifinal, que acontecerá nesta quarta-feira às 22h30 (horário de Brasília), com o segundo melhor tempo, assumindo o domínio do esporte em seu país.
A líder do ranking mundial e bronze no mundial deste ano Sarah Walker, da Nova Zelândia, ficou apenas com o quarto melhor tempo, mas o suficiente para ir tranqüila para a semifinal.
Anne-Caroline Chausson, da França, que é bicampeã de montain bike downhill, prova não olímpica, prata no mundial no BMX deste ano, e vice-líder do ranking mundial, conseguiu o melhor tempo na bateria classificatória para a semifinal. Sua compatritota Laetitia le Corguille, bronze no mundial de 2005, ficou com o terceiro tempo.
A argentina Maria Gabriela Diás quarta colocada do ranking mundial é a atual campeã panamericana da prova e ficou com o quarto tempo.