Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram em terceiro lugar na oitava regata da classe Star, a primeira realizada nesta quarta-feira, e avançaram da oitava para a quarta posição na classificação geral.
A dupla mostrou que sabe aproveitar a boa intensidade do vento, que soprou de 11 a 15 nós na baía de Fushan, e deixou para trás concorrentes diretos pela medalha, como a dupla alemã Marc Pickel/Ingo Borkowski e a francesa Xavier Rohar/Pascal Rambeau, que agora estão atrás dos brasileiros.
Scheidt e Prada chegaram 1min35s depois dos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, que venceram a prova e estão em segundo lugar na classificação geral.
Com 41 pontos perdidos, os brasileiros agora têm 16 de diferença para os líderes, os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que terminaram a oitava regata na segunda posição. Os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki estão logo à frente de Scheidt/Prada, com três pontos a menos.
A dupla deve realizar outras duas regatas nesta quarta-feira, de acordo com a programação da raia de Qingdao. Caso a agenda seja cumprida, os brasileiros vão dormir na China sabendo se têm ou não chances de chegar ao ouro na regata da medalha, marcada para quinta-feira, às 2h (horário de Brasília).