A brasileira Alessandra Resende terminou em 15º lugar na eliminatória do Grupo A da prova de lançamento de dardo nesta segunda-feira à noite (em Brasília) e ficou de fora dos Jogos de Pequim na primeira fase da disputa.
Em sua segunda tentativa, Alessandra obteve a marca de 56,53 m, insuficiente para que a atleta conseguisse a classificação à final em sua estréia em Jogos Olímpicos, aos 33 anos.
No Grupo A, apenas cinco atletas superaram a marca mínima para disputar a final (61,50 m). No Grupo B, três atletas obtiveram o índice, e outras duas ganharam a vaga por ter as duas melhores marcas abaixo do mínimo. As dez classificadas participam da decisão, que acontece na próxima quinta-feira, às 8h20 (horário de Brasília).
Única representante brasileira no lançamento de dardo nos Jogos, Alessandra tem como melhor resultado pessoal na carreira a marca de 59,58 m, conquistada em 2007.
Se tivesse repetido seu melhor desempenho, a brasileira teria encerrado a prova em Pequim na oitava posição do Grupo A. Alessandra terminou sua campanha nos Jogos com a 27ª colocação geral, entre 54 participantes.