As duas equipes mais cotadas para fazer a decisão do hóquei na grama feminino irão se encontrar na semifinal. A Argentina encerrou a primeira fase das Olimpíadas na segunda posição do Grupo B e com isso irá enfrentar na próxima fase a Holanda, líder do Grupo A e seleção de melhor aproveitamento em Pequim.
As argentinas, ou Leonas, como são conhecidas são as únicas invictas do seu grupo. Porém, como elas empataram duas vezes - contra Estados Unidos e Reino Unido -, ficaram com 11 pontos, atrás da Alemanha, com 12. Vale ressaltar que a equipe sul-americana teve fácil triunfo sobre o time germânico por 4 a 0.
Enquanto isso, a Holanda confirmou o favoritismo no seu grupo ao vencer seus cinco confrontos e ficar com 15 pontos. O país foi seguido pela China, que ficou com 10 pontos, e será a adversária da Alemanha na outra semifinal.
Entre os resultados da última rodada no hóquei na grama feminino, a Holanda venceu a Espanha por 2 a 0; Estados Unidos e Reino Unido empataram sem gols; e a Alemanha ratificou a liderança ao derrotar o Japão por 1 a 0; a Argentina derrotou a Nova Zelândia por 3 a2; China e Austrália completaram a rodada e ficaram no empate de 2 a 2.
Mais cedo nesta segunda-feira, Coréia do Sul e África do Sul protagonizaram o duelo dos lanternas, e o time asiático levou a melhor ao golear por 5 a 2. Com isso, o time encerra a primeira fase com três pontos, na quinta posição. Já as africanas ficam sem nenhum, sem sexto.