18/08/2008 - 01h51
Scheidt e Prada mantêm 7º lugar na Star; Bimba sobe para 4º na RS:X
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os velejadores brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada terminaram a primeira regata do dia na Star em 9º lugar e mantiveram a sétima colocação na classificação geral, mas perderam a chance de se posicionar entre os três primeiros da classe.
Mesmo com a boa intensidade do vento, que soprava de 10 a 13 nós na raia de Qingdao nesta segunda, os brasileiros não fizeram uma boa largada e tiveram dificuldades no começo da prova. A dupla passou por duas marcações em 15º lugar, a penúltima colocação.
Mas os brasileiros conseguiram se recuperar no último trecho, ao ultrapassar seis concorrentes, evitando assim uma queda na classificação da Star. A dupla brasileira chegou 1min59s depois dos neozelandeses Hamish Pepper e Carl Williams, que venceram a regata.
Scheidt e Prada têm 26 pontos perdidos, após descartar o pior resultado até agora - o 11º lugar na segunda regata. A diferença para as embarcações da Alemanha e da Suécia, que dividem a liderança, é de 12 pontos.
Ainda faltam cinco provas para a definição da classe, além da regata da medalha, que vale o dobro de pontos e é disputada somente entre os dez primeiros.
Bimba em 4º
Pela classe RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, também teve uma má largada, se posicionando em 19º após as duas primeiras marcações. Mas o brasileiro ganhou nada menos que 12 posições até terminar a oitava regata em sétimo lugar.
Com o resultado, Bimba ganhou duas colocações e agora está em quarto lugar na classificação geral, com 47 pontos perdidos. A diferença entre ele e o líder Tom Ashley, da Nova Zelândia, é de 16 pontos.
O brasileiro terminou a regata 57 segundos atrás de Ashley, que chegou em sexto. O vencedor da prova foi o polonês Przemyslaw Miarczynski, que finalizou o percurso com 4min07s de vantagem para o brasileiro.