UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 07h25

No remo, EUA derrubam hegemonia romena do Oito com

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Até o início do último dia de competições no remo em Pequim, a Romênia detinha a hegemonia do Oito com timoneiro feminino, com três ouros nas últimas três Olimpíadas. Mas as norte-americanas, atuais campeãs mundiais, não se intimidaram com o histórico adversário e confirmaram o crescimento de sua equipe vencendo as européias na final.

Fred Dufour/AFP Photo
Anfitriãs se emocionaram após vencer britânicas na prova do skiff quádruplo
CONFIRA PÁGINA DA MODALIDADE
ENTENDA O ESPORTE
VEJA O QUADRO DE MEDALHAS
As romenas figuraram no pódio em todas as Olimpíadas desde Moscou-1980, mas foram incapazes de manter sequer a prata na prova. Por três centésimos de segundo, a Holanda tomou o vice-campeonato das favoritas históricas.

Pouco antes, o público do Parque Olímpico de Remo e Canoagem de Shunyi havia celebrado uma grande vitória das remadoras da casa. Ao final da prova do skiff quádruplo feminino, um sprint do time chinês deu mais uma medalha de ouro à potência asiática. Aos prantos, as quatro remadoras pareciam não acreditar que haviam batido as tricampeãs mundiais do Reino Unido.

No Oito com masculino, uma prova sem favoritos terminou com a vitória do Canadá sobre a equipe britânica. Campeões olímpicos em Atenas-2004, os norte-americanos tiveram que se contentar com um bronze na prova.

Os homens do Reino Unido venceram no skiff duplo leve, superando os atuais recordistas mundiais e favoritos Mads Rasmussen e Rasmus Hansen, da Dinamarca, que amargaram a terceira posição. A prata ficou com a Grécia. As holandesas Kirsten van der Kolk e Marit van Eupen conquistaram o ouro no skiff duplo leve.

A equipe da Dinamarca venceu no Quatro sem leve masculino, superando poloneses e canadenses. Os europeus puderam celebrar mais tarde, no skiff quádruplo masculino, quando a Polônia venceu italianos e franceses para levar o ouro na categoria.

Compartilhe: