16/08/2008 - 08h17
Ciclista espanhol fatura o bi olímpico e faz história em seu país
Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O espanhol Joan Llaneras confirmou o favoritismo e garantiu neste sábado o bicampeonato olímpico da prova por pontos, uma das modalidades do ciclismo. Ouro em Sydney-2000, o ciclista somou 60 pontos e, por apenas dois, deixou o alemão Roger Kluge na segunda colocação. O bronze ficou com o britânico Chris Newton, que chegou a 56.
Na prova por pontos, os atletas dão 160 voltas no velódromo e, a cada 10 giros, disputam um sprint valendo pontos. Dos 16 tiros deste sábado, três foram vencidos por Llaneras e, em outros dois, o ciclista chegou em segundo lugar.
A conquista deste sábado foi a terceira medalha olímpica do espanhol, que, além do título de 2000, ainda obteve a prata em Atenas-2004. Além disso, Llaneras já conquistou o Mundial por pontos em quatro ocasiões, incluindo a edição do ano passado, quando competiu em casa, em Palma de Mallorca.
Com o ouro em Pequim, Llaneras tornou-se o primeiro espanhol a subir no pódio em três edições consecutivas de Jogos Olímpicos.
Reino Unido leva quatro medalhas
A prova masculina de perseguição também viu o surgimento de um bicampeão olímpico. Franco favorito, o britânico Bradley Wiggins repetiu o feito de Atenas-2004 e faturou seu segundo ouro consecutivo.
Na final, Wiggins, que havia batido o recorde olímpico nas eliminatórias se sexta-feira (4min15s031), superou o neozelandês Hayden Roulston com o tempo de 4min16s977.
O Reino Unido ainda ficou com a medalha de bronze. Steven Burke venceu o russo Alexei Markov e garantiu um lugar no pódio.
Mas as medalhas do ciclismo para os britânicos neste sábado não pararam por aí. Chris Roy e Ross Edgar garantiram a dobradinha para o Reino Unido na prova do keirin, com o japonês Kiyofumi Nagai ficando com o bronze.
*Atualizada às 09h21