Duas chinesas foram as protagonistas do primeiro dia de disputa do trampolim acrobático nos Jogos de Pequim. Uma delas se classificou para a final com a melhor nota das eliminatórias. Outra, deu adeus precocemente, mesmo sendo forte candidata a medalha.
He Wenna ficou em quarto lugar no último Mundial da modalidade, disputado no ano passado em Quebec, Canadá. Chegou a Pequim no bloco intermediário das atletas, mas conseguiu neste sábado a melhor nota da fase classificatória.
Na primeira rotina, onde as atletas têm que apresentar exercícios obrigatórios aos juízes, a jovem atleta de 19 anos conseguiu 30,10 pontos. Já na segunda performance, onde as ginastas fazem apresentações livres, Wenna recebeu 37,10 pontos. As duas notas foram as maiores do dia e valeram uma média de 67,20 pontos para a chinesa.
Shanshan Huang, por sua vez, figurava como uma das concorrentes ao ouro olímpico, já que tem no currículo o bronze de Atenas-2004 e a prata do Mundial de 2007, além de ser a terceira colocada do ranking mundial. Neste sábado, porém, a atleta local caiu durante sua segunda apresentação, recebendo nota 29,00. Embora tenha tido uma grande performance na primeira rotina, 30,00 pontos, a ginasta ficou com média 59,00 e apenas a 14ª colocação, fora da final. Classificam-se para a decisão somente as oito primeiras.
Em sua terceira edição olímpica, o trampolim acrobático feminino terá na final as duas medalhistas de ouro dos dois Jogos anteriores. A russa Irina Karavaeva, campeã em Sydney-2000 e atual número um do mundo, classificou-se na segunda colocação geral. Já a alemã Anna Dogonadze, vencedora há quatro anos, ficou em sétimo lugar. A germânica, por sinal, é a atleta mais velha na prova feminina em Pequim, com 35 anos.
A final feminina do trampolim acontece na próxima segunda-feira, às 9h25 (horário de Brasília).
Mas se entre as mulheres a China não conseguiu uma alegria completa, entre os homens foi bem diferente. O país colocou seus dois ginastas nas duas primeiras colocações: Chunlong Lu foi o melhor do dia com média 72,40 pontos, seguido pelo compatriota Dong Dong, com 71,70. Os atletas tentarão buscar o primeiro ouro olímpico chinês nesta modalidade.
A Rússia também colocou seus dois representantes na final: Dmitry Ushakov, o terceiro melhor das eliminatórias, e Alexander Rusakov, com a quinta melhor nota.
*Atualizada às 3h11