UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 22h46

Belgas quase surpreendem, mas Walsh e May vencem e vão às quartas

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Classificadas às oitavas-de-final após terem de passar pela repescagem, as belgas Van Breedam e Mouha quase protagonizaram a primeira zebra do vôlei de praia feminino nos Jogos de Pequim. Na noite desta quinta-feira (sexta na China), as européias pregaram uma peça nas norte-americanas Walsh e May no primeiro set, mas sucumbiram à pressão e perderam por 2 sets a 0, parciais de 24-22 e 21-10.

AFP/Thomas Coex
Campeãs em Atenas-2004, Walsh e May
já estão nas quartas dos Jogos de Pequim
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
TABELA DAS FINAIS FEMININAS
NOTÍCIAS DE VÔLEI DE PRAIA
O resultado confirma o favoritismo das atuais campeãs olímpicas e as leva às quartas-de-final, rumo ao bicampeonato. Já a dupla da Bélgica deixa Pequim com duas vitórias na bagagem.

A má notícia para o Brasil é que, na próxima rodada, as norte-americanas devem encontrar a recém-formada dupla Ana Paula/Larissa. Às 10h desta sexta (de Brasília), as brasileiras encaram as alemãs Pohl e Rau e, quem vencer, se credencia a pegar a parceria dos Estados Unidos nas quartas-de-final.

No jogo desta quinta, Van Breedam e Mouha iniciaram sua performance em alto ritmo, testando e comprometendo a recepção e a defesa de Walsh e May. Gritando bastante em quadra e se aproveitando dos erros inesperados das americanas, as belgas estiveram à frente no marcador durante boa parte da etapa inicial, chegando a abrir três pontos na reta final: 20-17.

Nesse momento, porém, a pressão mudou de lado. A dupla européia, apenas a 16ª colocada no ranking da atual temporada, desperdiçou três set points e permitiu o empate das americanas. Em seguida, Van Breedam e Mouha tiveram nova oportunidade de fechar a etapa, mas Walsh e May não só salvaram o quarto set point como viraram o placar e encerraram o set com 24-22.

Na segunda etapa, o jogo voltou ao normal, com a dupla dos Estados Unidos errando bem menos. O bloqueio de Walsh passou a funcionar com mais eficácia, e os saques norte-americanos, fortes ou táticos, desmontaram a defesa belga. Não demorou para que as atuais campeãs olímpicas abrissem quatro pontos de vantagem (5-1), diferença que apenas aumentou ao longo do set. No final, incontestáveis 21-10 para Walsh e May.

No jogo seguinte, a outra dupla norte-americana na disputa também assegurou vaga nas quartas-de-final. Branagh e Youngs levaram apenas 38 minutos para despachar as cubanas Fernandez Grasset e Larrea Peraza com parciais de 21-15 e 21-13.

*Atualizada às 23h50

Compartilhe: