UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 09h22

Ucrânia supera a China e conquista ouro por equipes na esgrima

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Ucrânia conquistou nesta quinta-feira o ouro por equipes na esgrima, no torneio de sabre individual feminino. O time ucraniano, formado por Olena Khomrova, Olga Kharlan e Halyna Pundyk, derrotou as chinesas Xue Tan, Hong Ni e Yingying Bao por 45 a 44 na final.

Luca Bruno/AP
Chinesa Xue Tan lamenta derrota na luta decisiva contra as ucranianas
VEJA AS FOTOS DOS COMBATES
LEIA MAIS SOBRE ESGRIMA
CALENDÁRIO DAS MODALIDADES
O torneio teve somente oito equipes inscritas, e começou já nas quartas-de-final. Até vencer a China e conquistar o primeiro ouro do país nos Jogos, as ucranianas passaram por Rússia e Estados Unidos.

As norte-americanas foram para a disputa pela medalha de bronze com a França e venceram por 45 a 38. O time contou com as três esgrimistas que completaram o primeiro pódio das disputas femininas em Pequim, pelo sabre individual: Mariel Zagunis, Sada Jacobson e Becca Ward - ouro, prata e bronze, respectivamente.

Nas disputas por equipes, cada time é formado por três atletas, que disputam três lutas cada um, contra adversários diferentes, até que uma das equipes atinja 45 pontos.

As chinesas chegaram a abrir uma vantagem de oito pontos após seis combates, mas as ucranianas conseguiram se recuperar a partir das últimas duas lutas e conseguiram uma virada dramática.

O combate final foi entre Olga Kharlan e Xue Tan. A chinesa, prata em Atenas-2004 no sabre individual, havia massacrado as outras duas ucranianas por 5 a 1 nos confrontos anteriores. Quando Tan começou a luta, a China vencia por 40 a 36. Kharlan empatou em 41 pontos e iniciou uma disputa toque a toque pela medalha de ouro.

Com o placar de 44 a 44, a chinesa chegou a comemorar o ponto final, mas a arbitragem o anulou após apurar que as duas se tocaram simultaneamente. Voltou o ponto, e foi a ucraniana quem marcou, para a euforia das companheiras e da equipe técnica.

As competições por equipes continuam ainda nesta quinta-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), com as oitavas-de-final da espada no masculino.

Compartilhe: