UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 06h11

Atiradora italiana leva ouro no skeet; chinesa vence na carabina

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A italiana Chiara Cainero venceu nesta quinta-feira a prova feminina de tiro skeet, uma das três competições de tiro ao prato. A medalha de prata foi para Kimberly Rhode, dos Estados Unidos, e a alemã Christine Brinker ficou com o bronze. Na prova da carabina 3 posições, a chinesa Li Du deu o troco na tcheca Katerina Emmons e ficou com o ouro.

Charlie Riedel/AP
Sob forte chuva, italiana comemora com o treinador a medalha de ouro no skeet
VEJA FOTOS DA CONQUISTA
LEIA MAIS SOBRE TIRO
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
A medalha de Cainero foi a terceira da Itália no tiro - o país já tinha duas pratas nas provas masculinas. Com a vitória de Cainero, os italianos já somam cinco medalhas de ouro no total.

A chuva que afetou as competições ao ar livre nesta quinta em Pequim não deu trégua para as atiradoras. Mas mesmo debaixo de muita água, a italiana campeã olímpica minimizou os efeitos do temporal.

"Na verdade, estava tudo bem. O que importa é que eu ganhei uma medalha e estou muito feliz", disse Cainero, de 30 anos, oitava colocada em Atenas-2004, que recebeu a medalha longe da arena de competição, em um local coberto.

A italiana foi para a série final com a melhor marca das eliminatórias - 72 pontos. Mas a norte-americana Kimberly Rhode - ouro na fossa dublê em Atlanta-1996 e Atenas-2004 - e a alemã Christine Brinker erraram somente dois tiros na final e empataram no total de pontos com Cainero, forçando a sessão de desempate.

A italiana não errou nenhum dos seus dois disparos decisivos e garantiu o ouro. Kimberly errou o primeiro tiro, mas acertou dois na seqüência e ficou com a prata. A norte-americana, diferente da italiana, se sentiu incomodada com o temporal.

"O vento e a chuva atrapalharam muito na hora de visualizar os pratos lançados, mas no fim estou feliz por ter garantido a minha medalha", disse a atiradora de 29 anos.

Carabina 3 posições

Os chineses, maiores vencedores das provas de tiro nestes Jogos até agora, com sete medalhas no total, garantiram a quarta de ouro no esporte com a revanche de Li Du sobre a tcheca Katerina Emmons na carabina 3 posições.

No primeiro pódio das Olimpíadas 2008, Emmons desbancou o favoritismo da chinesa e ficou com o ouro na carabina de ar 10 m. Du ficou com um modesto quinto lugar.

Mas a chinesa não deixou passar a segunda chance e confirmou na final a sua melhor marca obtida nas eliminatórias, vencendo com um total de 690,3 pontos, quebrando o recorde olímpico de 688,4 pontos que pertencia à russa Liubov Galkina desde Atenas-2004.

A tcheca terminou com 687,7 pontos e garantiu sua segunda medalha nos Jogos. O bronze foi para a cubana Eglis Yaima Cruz, que marcou 687,6 pontos no total.

*Com agências internacionais

Compartilhe: