Como no primeiro confronto do dia, contra Taiwan, a equipe brasileira de tênis de mesa começou muito bem o duelo com uma forte adversária. Depois, o grupo formado por Gustavo Tsuboi, Hugo Hoyama e Thiago Monteiro perdeu para a Coréia do Sul, vice-campeã mundial, por 3 jogos a 1 e disse adeus à luta de medalha.
Thiago Monteiro, porém, iniciou o confronto com uma vitória sobre o número 8 do mundo e atual campeão olímpico da chave de simples, Seung-Min Ryu. A façanha do mesa-tenista nacional repetiu o que Hoyama fez no confronto contra Taiwan, o primeiro do dia. O veterano brasileiro bateu o número 10 do ranking mundial.
Contra a Coréia do Sul, duas derrotas do próprio Hoyama em simples e com Monteiro e Tsuboi, nas duplas, deixaram os brasileiros fora da briga pelo pódio.
No Grupo C da competição, o Brasil é o último colocado atrás da Coréia do Sul, Taiwan e Suécia com dois pontos. Os suecos, com os memos pontos que os brasileiros, estão em terceiro por um saldo de pontos bem mais favorável.
Nesta quinta-feira, o grupo, campeão pan-americano, enfrenta a própria Suécia e mesmo que vença ficará no máximo com quatro pontos. Taiwan e Coréia do Sul jogam também; as duas, no mínimo, ficarão com cinco pontos na tabela.
Apenas o primeiro classificado de cada grupo se classifica à semifinal. Os vice-líderes disputam a repescagem e ainda lutarão pela medalha de bronze.