A vitória conquistada nesta terça-feira pela dupla brasileira Renata/Talita classificou as brasileiras para as oitavas-de-final do torneio olímpico de vôlei de praia. O segundo triunfo das atletas na competição, dessa vez contra as austríacas Schwaiger/Schwaiger, por 2 sets a 0 (21-18 e 21-19), foi construído com certa tranqüilidade, apesar da dificuldade que a dupla teve no início das duas parciais.
As austríacas começaram o jogo apostando na tática de forçar o saque em Renata, algo que deu certo no início do jogo. Apesar de uma certa dificuldade do time brasileiro no início do set, logo Renata e Talita conseguiram se impor em quadra e passar à frente na metade da parcial (12 a 9).
Errando ataques fáceis, a dupla Schwaiger/Schwaiger deixou as brasileiras construírem uma importante vantagem de quatro pontos no final da parcial (19 a 15). A partir daí, Renata e Talita apenas administraram e fecharam em 21 a 18.
Usando a sua principal qualidade, a defesa, as austríacas Schwaiger/Schwaiger conseguiram equilibrar ainda mais o jogo no segundo set. Entretanto, as européias não resistiram por muito tempo à força dos ataques de das brasileiras. Logo, elas voltaram a conquistar uma folga no marcador (10 a 6).
Mais uma vez, Renata e Talita chegaram aos momentos finais do set com vantagem segura para fechar a parcial (18 a 15). As austríacas até tentaram dificultar o jogo para as brasileiras, que não desperdiçaram a primeira chance que tiveram para fechar o set e o jogo: 21 a 19.
Agora, Renata e Talita voltam a jogar contra as gregas Karantasiou/Arvaniti, nesta quinta-feira. Já a dupla austríaca irá decidir o seu futuro na competição em jogo contra as mexicanas Candelas e Garcia.