A italiana Maria Valentina Vezzali conquistou nesta segunda-feira a sua terceira medalha de ouro consecutiva em Jogos Olímpicos. Ela derrotou a sul-coreana Nam Hyunhee por 6 a 5 na final do florete individual e somou mais um triunfo para o seu país no esporte.
O bronze também ficou com a Itália, após uma disputa caseira entre Margherita Granbassi e Giovanna Trillini - Granbassi venceu por 15 a 12. No domingo, a Itália havia conquistado a primeira medalha de ouro nos Jogos também na esgrima, com a vitória de Matteo Tagliarol na espada individual.
Na disputa do florete individual feminino, a campeã mundial Maria Valentina Vezzali confirmou o favoritismo e atingiu a marca histórica de três ouros olímpicos seguidos. Além disso, ela venceu no florete por equipe em Sydney 2000 e Atlanta-1996 - ocasião em que ela também conquistou a prata no individual.
Líder do ranking mundial, Vezzali venceu com facilidade a compatriota Margherita Granbassi, terceira do ranking mundial, por 15 a 3 na semifinal, e foi à final com todo o favoritismo, confirmado contra a coreana Nam Hyunhee. Mas não com tanta facilidade - ela precisou esgotar o tempo limite de nove minutos até sair vencedora por 6 a 5.
A esgrima olímpica continua nesta segunda com a estréia do brasileiro Renzo Agresta no sabre individual, às 23h, contra o egípcio Samir Mahmoud. João Souza só estréia na terça-feira, também às 23h, no florete individual contra o japonês Yuki Ota.