Nadando ao lado de Michael Phelps na bateria, o brasileiro Kaio Márcio quebrou o recorde sul-americano da prova dos 200 m borboleta na primeira eliminatória disputada nesta segunda-feira no "Cubo D'Água" em Pequim. Kaio avançou para a semifinal da prova.
Com 1min54s65, o brasileiro conquistou o terceiro melhor tempo no geral, e foi o segundo na sua bateria. O antigo recorde da América do Sul era do próprio Kaio, que nadou 1min55s14 neste ano no Rio de Janeiro.
Mesmo cansado por ter disputado duas provas no mesmo dia - semifinal dos 200 m livre e final dos 4 x 100 m livre, o norte-americano Michael Phelps ainda teve força para baixar sua própria marca olímpica ao nadar em 1min53s70 (o antigo recorde era de 1min54s04).
O húngaro Laszlo Cseh foi o único "intruso" entre Kaio e Phelps ao obter o segundo melhor tempo geral das baterias (1min54s48)
Kaio achou que foi melhor do que ele mesmo imaginava na eliminatória. "Agora é soltar, e depois descansar, porque amanhã tem a semifinal. Passando da semifinal, tenho que pensar na final", disse ao
Sportv.O brasileiro disse que não se sentiu pressionado por nadar ao lado de Phelps na série. "Já nadei três vezes com ele, então nadar agora para mim é tranqüilo. Fiquei concentrado na prova, não nele".