Roger Federer mostrou na estréia do torneio olímpico de tênis que tem capacidade de se recuperar dos últimos resultados e encostar em Rafael Nadal, líder virtual do ranking da ATP, que será divulgado na próxima segunda-feira. O suíço demonstrou em sua estréia contra Dmitry Tursunov que pode confirmar tais expectativas, ao vencer, nesta segunda, partida válida pela primeira rodada da competição por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2.
Com o triunfo sobre o russo, Federer segue para a segunda rodada do torneio. O suíço espera pelo adversário, que sai do confronto entre os azarões Hyung-Taik Lee, da Coréia do Sul, e Rafael Arevalo, de El Salvador.
Apesar das expectativas que apontavam o suíço como franco favorito, o primeiro set do jogo começou equilibrado. Os tenistas conseguiram manter os seus serviços e o jogo seguiu empatado até o sexto game. Somente na sétima parcial, o suíço conseguiu incomodar o adversário. Após perder duas chances, Federer conseguiu quebrar saque do russo e fazer 4 a 3 no primeiro set.
Com a vantagem, Federer se esforçou apenas nos games em que serviu para fechar a primeira parcial do jogo. O suíço, no entanto, teve que salvar um break point para conquistar a vitória no primeiro set, por 6-4, após 34 minutos.
Confiante com a vitória parcial, Federer não precisou de muito tempo para quebrar mais uma vez o saque do russo. Logo no terceiro game, o suíço quebrou o adversário e, em seguida, abriu 3 a 1 com tranqüilidade.
A partir de então, só deu Federer na partida. Cometendo muitos erros, Tursunov perdeu mais uma vez o saque, no quinto game. Federer, mais uma vez, teve que salvar um break point para fechar o set em 6 a 2 e a partida por 2 sets a 0.