Primeiro representante brasileiro no levantamento de peso após jejum de 12 anos em Jogos Olímpicos, o pesista Welisson Silva teve o melhor índice de seu grupo na prova de arranque nesta segunda-feira, com 135 kg, e acabou na terceira colocação do Grupo C da categoria até 69 kg, erguendo um total de 290 kg. As medalhas da categoria são definidas pelo competidores do Grupo A, do qual Welisson não faz parte.
Apesar da liderança em uma das provas do terceiro grupo, Welisson terminou a competição sem atingir seu objetivo principal nos Jogos: ampliar em 12 quilos o próprio recorde, de 298 kg, melhor marca nacional na categoria.
Welisson obteve a melhor marca do grupo na prova de arranque em sua segunda tentativa, com uma vantagem de 4 kg sobre o segundo lugar, o canadense Francis Luna-Grenier. No arremesso, no entanto, o brasileiro falhou duas vezes ao tentar erguer 162 kg, e terminou a prova com 155 kg. "Podia ter sido mais, eu estou muito chateado. O meu total normal é maior que isso. Não sei o que faltou", lamentou o atleta após a prova.
Welisson, dono do recorde brasileiro de 165 kg na prova, afirmou que perdeu a confiança após a primeira tentativa. "Meu joelho torceu um pouco no movimento e não insisti", explicou ele.
O brasileiro, lembrado pelo acidente que sofreu durante os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, deixou cair novamente o peso sobre seu corpo em uma das tentativas na disputa desta segunda-feira, mas a falha não feriu o atleta mineiro. Em 2003, no entanto, Welisson foi atingido na região da nuca pelo peso e teve que ser levado ao hospital.
Único representante do Brasil nos Jogos, Welisson ficou com a sexta colocação no Pan do Rio, em 2007. Antes dele, o último atleta brasileiro a competir no evento masculino foi o atual técnico da seleção brasileira, Edmilson Dantas, que defendeu o país nos Jogos de Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996.
O primeiro lugar do terceiro grupo da categoria em Pequim ficou com Chinthana Vidanage, de Sri Lanka, que levantou 165 kg na prova de arremesso e somou 293 kg no total, seguido pelo canadense Luna-Grenier.
As medalhas da categoria até 69 kg em Pequim serão definidas às 8h desta terça-feira (horário de Brasília), com a disputa no Grupo A, que tem os atletas chineses Guozheng Zhang e Zhiyong Shi como favoritos. A dupla fez a dobradinha no pódio do último Mundial, levantando 347 kg e 338 kg, respectivamente.
* Atualizado às 11h24