Apesar das dificuldades, o espanhol Rafael Nadal começou com o pé direito sua jornada nas Olimpíadas. O virtual número 1 do mundo chegou a ter problemas no meio do jogo, mas depois se recuperou e venceu o italiano Potito Starace por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6 e 6-2.
Com o resultado, Nadal avança à segunda rodada e espera pelo vencedor de duas figuras experientes no circuito do tênis: o australiano Lleyton Hewitt e o sueco Jonas Bjorkman. Os dois entram na quadra a partir das 03h30 desta segunda-feira (horário de Brasília).
No início do confronto, Nadal soube variar bem as jogadas e forçar muitos erros do adversário. A primeira quebra do espanhol aconteceu logo no terceiro game. A partir daí, Starace teve mais dificuldades para oferecer resistência na partida e não conseguiu evitar a derrota no primeiro set.
No set seguinte, no entanto, Starace conseguiu se redimir. Após confirmar seu serviço no primeiro game, ele quebrou o do adversário logo depois e manteve boa forma nos serviços para não dar novas chances de quebra e vencer o set.
O começo do set decisivo foi marcado pelo equilíbrio. Os dois tenistas continuaram errando pouco os saques até o sexto game, quando o espanhol aproveitou a queda de rendimento momentânea do adversário para conseguir a quebra.
Em um momento no game seguinte, Nadal se mostrou grande em todos os fundamentos para sair de um 40-0 e quebrar o serviço adversário após pontos conquistados do fundo da quadra e de voleio. Logo depois, ele sacou para fechar a partida.
Esta foi a quinta vez que os dois se enfrentaram e a foi quinta vitória de Nadal. Em todas outras as partidas, o italiano não havia vencido nenhum set ganhar nenhum set. A última vez que eles haviam duelado aconteceu no Masters Series de Hamburgo deste ano, no saibro, quando o virtual número 1 do mundo venceu por 6-4, 7-6(6).