Com uma apresentação que empolgou o público que compareceu ao Ginásio Nacional de Pequim, Daiane dos Santos repetiu o feito de Atenas quatro anos atrás e se classificou para a final da prova de solo dos Jogos Olímpicos de Pequim.
A ginasta gaúcha tirou nota 15,275 em sua apresentação e ficou com o quinto lugar na fase eliminatória. A chinesa Fei Cheng, favorita ao título, vai à final com a melhor nota: 15,750.
Daiane foi a última brasileira a entrar no solo. Ao som de 'Brasileirinho', ela cometeu apenas um erro grave: ter saído do tablado em uma das acrobacias. Depois da prova, ela reclamou da marcação. "Apareceu no vídeo. Eu não saí no duplo esticado", disse.
Mesmo assim, a nota de Daiane foi boa o suficiente para colocá-la entre as finalistas. A atleta foi bastante abraçada pelas companheiras de equipe.
Agora, Daiane vai tentar o que não conseguiu em Atenas: uma medalha olímpica. Na Grécia, mesmo sendo favorita ao ouro, ela ficou em quinto lugar.
"Acho que Deus falou: Daiane, vou te dar uma segunda chance. Vê se aproveita'", disse a atleta. "Eu já estou bem feliz com o resultado. Tudo o que vier para mim é lucro", completou a ginasta, que deve se aposentar após as Olimpíadas.
As outras brasileiras tiveram um desempenho mediano no solo. Jade Barbosa, que pleiteava uma vaga na final, também perdeu pontos por sair do tablado, recebendo nota 14,900. Em sua apresentação, a atleta deixou escapar um dos alfinetes que prende o número de inscrição (315) ao uniforme.
Ana Cláudia Silva, estreante em Olimpíadas, conseguiu uma boa anota: 14,800. A também estreante Ethiene Franco tirou 14,275, enquanto a veterana Daniele Hypólito ficou com 14,250.