A tailandesa Prapawadee Jaroenrattnatarakoon garantiu a primeira medalha de ouro do seu país nos Jogos Olímpicos de Pequim com a vitória na categoria até 53 quilos do levantamento de peso feminino.
Prapawadee levantou 95 quilos no arranque e bateu o recorde olímpico no arremesso, com 126 quilos. A marca anterior pertencia à chinesa Xia Yang, que fez 125 quilos em Sydney-2000. No total, a tailandesa levantou 221 quilos.
Jinhee Yoon, da Coréia do Sul, ficou com a medalha de prata, levantando 213 quilos no total. Nastassia Novikava, de Belarus, fez a mesma marca da sul-coreana, mas ficou com o bronze no desempate, que é definido pelo peso das atletas. Ou seja, Yoon ficou na frente porque é mais leve.
Novikava estava empatada com Prapawadee logo após o arranque, mas a tailandesa iniciou a série de arremesso com 120 quilos e deixou todas as adversárias para trás. Ela ainda faria 126 quilos e tentaria bater o recorde mundial de 129, que pertence à chinesa Li Ping, sem sucesso.
No sábado, a chinesa Chen Xiexia ganhou na categoria 48 quilos a primeira medalha de ouro do seu país nos Jogos. Outra chinesa é favorita para a próxima prova da modalidade, na categoria 58 quilos, na segunda: Chen Yangqing, que tentará defender o título olímpico.