As chinesas Jingjing Guo e Minxia Wu confirmaram o favoritismo e conquistaram com folga a primeira medalha de ouro para a China na prova de trampolim de 3 m sincronizado dos saltos ornamentais.
Elas somaram 343,50 pontos e tiveram uma diferença de 19,89 pontos para as russas Julia Pakhalina e Anastasia Pozdnyakova, que levaram a medalha de prata.
Alemanha e Estados Unidos brigaram pelo bronze até a última série. Melhor para as alemãs Ditte Kotzian e Heike Fischer, que executaram um salto melhor e garantiram a terceira posição com 318,90 pontos, apenas 4,50 pontos a mais que Kelci Bryant e Ariel Rittenhouse.
A disputa começou acirrada na piscina do Cubo d'Água. Ao final da primeira rodada de saltos, as favoritas China, Rússia e Estados Unidos terminaram empatadas na primeira colocação com pontuação total de 52,80.
Na segunda rodada, Jingjing Guo e Minxia Wu arriscaram um salto de maior dificuldade. A boa execução garantiu a liderança às chinesas, que fecharam com 57,60 e somaram 110,40, mais de seis pontos à frente das australianas, que com um salto de 51,60, saíram da quarta para a segunda posição.
Na terceira série, a maioria das equipes elevou a dificuldade dos saltos de dois para três pontos, ou seja, a nota alcançada pelos atletas ao invés de duplicar passou a triplicar. As chinesas continuaram a abrir vantagem, fechando a série com 75,60. Rússia e Estados Unidos, com um salto de 69,30, recuperaram a vice-liderança.
Guo e Wu elevaram a dificuldade e realizaram um salto próximo à perfeição na quarta rodada e alcançaram uma pontuação de 81,90. A Rússia chegou perto às chinesas com 77,43. A Austrália que vinha seguindo as russas de perto não foram bem e fecharam com apenas 67,50, caindo para a quinta colocação. A surpresa da série foi a Alemanha, que fez 70,20, empatou com as norte-americans e entrou na briga pelo bronze.
As chinesas não arriscaram no último salto, fechando com 75,60, nota suficiente para garantir a medalha de ouro. A Rússia, com 73,08 confirmou a prata. A disputa pelo bronze foi acirrada. A Alemanha fez 76,50 e contou com um salto inferior das norte-americanas de 72,00 para ficar com o bronze. O Brasil não teve representantes na prova.