Os Estados Unidos subiram pela primeira vez ao pódio nos Jogos Olímpicos de Pequim neste sábado, e logo com três atletas de uma vez. As norte-americanas dominaram por completo as provas do sabre individual feminino e levaram ouro, prata e bronze com Mariel Zagunis, Sada Jacobson e Becca Ward, respectivamente.
A trinca norte-americana elevou os Estados Unidos à segunda posição no quadro de medalhas - a China, com dois ouros, é líder até agora.
A equipe do país foi às semifinais com pelo menos duas medalhas garantidas. No primeiro combate, Sada Jacobson venceu a russa Sofiyia Velikaya por 15 a 11, e como a outra semifinal tinha duas norte-americanas, Jacobson de quebra garantira uma medalha de ouro para os Estados Unidos
No confronto entre as compatriotas Mariel Zagunis e Becca Ward, Zagunis ignorou o favoritismo da colega e venceu por 15 a 11. Na disputa pelo terceiro lugar, Ward garantiu o pódio 100% norte-americano ao bater Sofiyia Velikaya num disputado 15 a 14.
Sada Jacobson foi à final com o status de primeira do ranking, mas quinta colocada Mariel Zagunis mostrou que estava no seu dia de número um e fez 15 a 8 na parceira.
As próximas disputas da esgrima acontecem ainda neste sábado, às 23h no horário de Brasília, com as provas masculinas da espada individual. A primeira participação brasileira será na segunda-feira, com Renzo Agresta no sabre.