UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 03h11

EUA garantem medalhas na esgrima; campeã mundial cai na estréia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As competições olímpicas de esgrima começaram neste sábado em Pequim com as provas do sabre individual feminino, e os Estados Unidos já garantiram pelo menos duas medalhas, já que três atletas norte-americanas avançaram às semifinais.

Adrian Dennis/AFP
Norte-americana Becca Ward vibra com vitória nas quartas-de-final do sabre
VEJA FOTOS DA ESGRIMA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Os primeiros confrontos foram marcados por surpresas como a eliminação da russa campeã mundial Elena Nechaeva, que perdeu logo na estréia para a polonesa Irena Wieckowska, 39ª do ranking da Federação Internacional, por 15 pontos a 12. Nechaeva teve que se contentar com o 17º lugar.

Já a francesa Leonore Perrus, oitava colocada no ranking, foi eliminada também no seu primeiro confronto. A tunisiana Azza Besbes venceu Perrus por 15 a 11 e deu trabalho na seqüência do torneio, sendo eliminada somente nas quartas-de-final, após perder por 15 a 14 para a norte-americana Becca Ward, uma das favoritas ao ouro.

Compatriota de Ward, Sada Jacobson também se garantiu nas semifinais. A líder do ranking mundial venceu a ucraniana Olena Khomrova por 15 a 11, e enfrenta a russa Sofiya Velikaya, número 6 do mundo, por uma vaga na final. Velikaya eliminou a chinesa Xue Tan, que também era cotada ao ouro, por 15 a 9.

O outro confronto das semifinais será um duelo norte-americano entre Ward, vice-líder do ranking, e Mariel Zagunis, número 5 do mundo, que venceu a chinesa Yingying Bao por 15 a 9. As disputas por medalha começam às 8 horas no horário de Brasília.

Compartilhe: