A pesista Xiexia Chen conquistou neste sábado, tarde na China, a primeira medalha de ouro chinesa nos Jogos de Pequim, vencendo a final do levantamento de peso feminino até 48 kg com um total de 212 kg, quebrando o recorde olímpico.
Favorita para a prova, Xiexia ergueu 95 kg na prova de arranque, contra 88 kg da medalhista de prata, a turca Sibel Ozcan, que terminou com 199 kg.
Com um desempenho impressionante na prova de arremesso, Xiexia levantou progressivamente 113 kg, 115 kg e, por fim, 117 kg, que garantiu a primeira colocação contra Ozcan, que ergueu 111 kg.
O resultado levou a chinesa a superar o recorde olímpico, que pertencia à turca Nurcan Taylan, que ergueu um total de 210 kg em Atenas-2004. A medalhista de ouro ainda estabeleceu a melhor marca do arremesso com 117 kg, dois quilos que o recorde anterior que era da tailandesa Wiratthaworn Aree, com 115 kg em 2004.
A performance da chinesa levantou o público no ginásio da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica, em Pequim, onde são realizadas as provas de levantamento de peso.
"Havia uma enorme pressão", reconheceu Xiexia Chen, nascida na província chinesa de Guangdong. "Sabia que toda a minha equipe contava comigo. Mas, ao mesmo tempo, foi extraordinário ter sido apoiada pelo público", afirmou a nova recordista olímpica.
A medalha de bronze ficou com Wei-Ling Chen, de Taiwan, que terminou a disputa com um total de 196 kg - 84 kg na prova de arranque e 112 kg na prova de arremesso.
O resultado deu a primeira medalha de ouro à China, que como sede dos Jogos Olímpicos de 2008 busca desbancar os EUA na liderança do ranking de medalhas. Em Atenas-2004, a China terminou na terceira colocação, atrás de EUA e Rússia, com 28 medalhas de ouro e 59 no total.
* Atualizado às 03h40, com agênciais internacionais