O esgrimista italiano Andrea Baldini é mais um atleta na lista dos banidos por doping antes mesmo de começarem os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O teste revelou que Baldini usou diuréticos durante o último Campeonato Europeu, em Kiev, na Ucrânia.
Aos 22 anos, medalha de prata nos mundiais em 2006 e 2007, Baldini está fora do time italiano de esgrima que competirá as Olimpíadas na China, revelou a Federação Italiana de Esgrima (FIE) em comunicado nesta sexta-feira.
O esgrimista tem coletiva de imprensa marcada para esta sexta, em Milão, onde deve prestar explicações sobre o acontecido. A agência de notícias ANSA chegou a publicar um comentário do italiano dizendo que "não tomou coisa alguma", mas a federação responsável pelo atleta não confirmou a informação.
O presidente da FIE, Giorgio Scarso, revelou estar muito desapontado com o resultado do teste de Baldini. O atleta teve a urina coletada em Praga, na República Tcheca, e após exames foi comprovada a presença da substância inibidora de apetite furosemida.
A FIE requisitou uma análise da contraprova apresentada, e anunciou que vai fazer sua própria investigação. Mas segundo o próprio presidente da instituição declarou à BBC, no novo teste que sai no início da próxima semana "há 99% de chance de ser confirmado o resultado já obtido".
Baldini era tido como candidato ao ouro olímpico. Seu substituto ainda não foi anunciado, mas, segundo a ANSA, deverá ser Andrea Cassara, que levou duas medalhas em Atenas-2004, uma de ouro, por equipes, e outra de bronze no florete individual. A Itália foi a grande vencedora na modalidade durante a competição, com sete medalhas no total.