! 10 coisas para você saber sobre o Dia 14 dos Jogos Olímpicos do Rio - 20/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

10 coisas para você saber sobre o Dia 14 dos Jogos Olímpicos do Rio

Do UOL, em São Paulo

O Dia 14 dos Jogos Olímpicos não trouxe medalhas para o Brasil. Além do atletismo passar em branco, Yane Marques ficou fora do pódio no pentatlo moderno, assim como o futebol feminino.

A sexta-feira (19) ainda contou com o encerramento da carreira olímpica de Usain Bolt, e do jeito que ele mais sabe: com outra medalha de ouro. Para terminar, duas trocas de farpas: no hipismo, que também não trouxe medalha, e no salto com vara.

Confira o que aconteceu na sexta-feira olímpica:

O perfeito Bolt

Lucas Lima/UOL
imagem: Lucas Lima/UOL

Usain Bolt se despediu com aproveitamento perfeito em Jogos Olímpicos. Em sua terceira edição, o jamaicano conquistou mais três medalhas de ouro e fechou sua carreira olímpica subindo nove vezes no lugar mais alto do pódio, em nove provas. Na despedida, ele disputou o revezamento 4x100m e ajudou a Jamaica a conquistar a vitória. "Aí está. Eu sou o melhor", resumiu após a vitória.

História sendo feita no hóquei sobre a grama

Fei Maohua/Xinhua
imagem: Fei Maohua/Xinhua

O Reino Unido conquistou a medalha de ouro no hóquei sobre a grama feminino ao vencer a Holanda no shoot-out - desempate a exemplo dos pênaltis no futebol, que entra em cena quando o tempo regulamentar termina sem vencedor. A principal história da partida, no entanto, ficou por Helen Richardson-Walsh e Kate Richardson-Walsh, as únicas jogadoras a marcarem no desempate. As duas são as primeiras mulheres casadas no papel a atuarem juntas em uma edição olímpica.

Troca de farpas no salto com vara

Kai Pfaffenbach/Reuters
imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

A final do salto com vara ficou marcada por declarações de Yelena Isinbayeva, um dos maiores nomes da modalidade, a nova campeã Ekaterini Stefanidi e a medalhista de prata Sandi Morris. As duas ficaram incomodadas com a declaração de Isinbayeva, dizendo que as medalhas conquistadas no atletismo na Rio-2016 valerão menos por causa da proibição aos russos de participar. "Foi meio desrespeitoso da parte dela dizer aquilo”, criticou Morris, acompanhada por Stefanidi. “É meio chato porque nós não temos nada a ver com isso”.

Porta-bandeira termina sem medalhas

Reuters
imagem: Reuters

Yane Marques não conseguiu repetir o bom desempenho de Londres-2012. No último dia do pentatlo moderno, a brasileira não se recuperou e terminou apenas na 23ª colocação. “Não vou ficar triste porque fiz um resultado ruim, no pódio só cabem três. Eu estou realizada. Se amanhã meia dúzia de crianças que estavam aqui forem procurar para fazer esgrima, eu já vou estar muito feliz. Eu tenho minha medalha olímpica em casa, vou ser eternamente medalhista olímpica”, afirmou.

Hipismo tem discussão, mas nenhuma medalha

AFP PHOTO / John MACDOUGALL
imagem: AFP PHOTO / John MACDOUGALL

Em meio a discussões entre os membros da equipe e Rodrigo Pessoa, o hipismo brasileiro se despediu da Rio-2016 sem medalhas. Doda Miranda e Pedro Veniss terminaram a final individual do salto na 9ª e 16ª colocação, respectivamente. O Brasil não consegue uma medalha no salto individual desde Atenas-2004, quando Rodrigo Pessoa conquistou o ouro.

Um drama durante a marcha atlética

AFP PHOTO/Jewel SAMAD
imagem: AFP PHOTO/Jewel SAMAD

Recordista mundial e favorito ao ouro, o francês Yohann Diniz enfrentou um problema intestinal com sangramento durante a disputa dos 50 km da marcha atlética. Ele liderava a prova quando enfrentou o problema e chegou a desmaiar. Obrigado a se aliviar em plena corrida, Diniz ainda conseguiu voltar para a prova e terminou na oitava colocação. “Apesar da não realização do pódio e título olímpico, este foi um belo desempenho em um nível humano. É uma bela lição de coragem”, afirmou Pascal Chirat, técnico da seleção francesa de marcha atlética.

A quarta final do vôlei brasileiro

ANDRÉ DURÃO/NOPP
imagem: ANDRÉ DURÃO/NOPP

Pela quarta vez consecutiva, a seleção brasileira masculina de vôlei está em uma final olímpica. Em um reencontro com a Rússia, o time de Bernardinho venceu por 3 sets a 0. Na decisão, o Brasil terá pela frente a Itália, rival em Atenas-2004, no último ouro brasileiro.

Mais uma medalha para Isaquias?

Andre Penner/AP
imagem: Andre Penner/AP

Dono de duas medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz terá a chance de conquistar a terceira. Nesta sexta-feira, o brasileiro, junto com Erlon Souza, avançou para a final do C2-1000m da canoagem de velocidade com o melhor tempo. Os dois tentarão a medalha neste sábado (20), às 9h22.

Futebol feminino fica sem medalhas e faz apelo

Alexandre Schneider/Getty
imagem: Alexandre Schneider/Getty

Depois de uma campanha promissora na fase de grupos, a seleção brasileira feminina de futebol se despediu da Rio-2016 sem medalha. Na Arena Corinthians, o time comandado por Vadão perdeu para o Canadá por 2 a 1. Após a partida, Formiga confirmou a aposentadoria e fez um apelo: “Não desistam de nós, porque nós não vamos desistir”.

E mais um capítulo dos nadadores

Angel Valentin/Getty Images
imagem: Angel Valentin/Getty Images

Em mais um capítulo do suposto assalto acontecido no Rio de Janeiro, o nadador James Feigen tem até terça-feira para pagar R$ 35 mil, valor cobrado por ter sido indiciado por falsa comunicação. No mesmo dia, Gunnar Bentz, um dos quatro nadadores envolvidos na confusão, pediu desculpa por seu comportamento, embora garanta que não tenha falado sobre o assunto e apontou seu companheiro de equipe, Ryan Lochte, como o responsável pela confusão.

Topo