Olimpíadas-2012 geraram 11,4 bi de euros ao Reino Unido, diz governo
Do UOL, em São Paulo
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REUTERS/Pawel Kopczynski
Vista aberta mostra o começo da cerimônia de encerramento da Olimpíada no Estádio Olímpico de Londres
Os Jogos Olímpicos de 2012, sediados em Londres, geraram um impacto de 9,9 bilhões de libras (11,4 bilhões de euros) à economia local. O resultado foi revelado nesta sexta-feira pelo governo britânico, que divulgou uma análise oficial sobre o retorno do evento.
De acordo com o estudo, o impacto relacionado aos Jogos de 2012 pode atingir 41 bilhões de libras até o fim de 2020. O evento teve um custo total de 8,92 bilhões de libras, e o orçamento do comitê organizador local ficou na casa de 3 bilhões de libras.
"Esse retorno de 9,9 milhões de libras para a economia é um recado para o mundo: se você quer o melhor, com profissionalismo, trabalhos cumpridos no tempo correto e criação de emprego, precisa pensar nos britânicos", disse o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, em comunicado oficial sobre o estudo.
O impacto econômico provocado pelos Jogos Olímpicos é um assunto que ganhou relevância a partir de 1976, quando Montreal ficou com uma dívida de US$ 1,4 bilhão após ter organizado a competição. A conta só foi paga totalmente em 2006.
O governo britânico não detalhou os parâmetros usados para aferir o retorno dos Jogos Olímpicos de 2012. Os custos do evento haviam sido divulgados em outubro do ano passado, em nota do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do governo.
Naquela época, o governo inglês comemorou a redução de custos da Autoridade Pública Olímpica (APO). O órgão financiado pelo poder público, responsável por construção e instalação de infraestruturas, concluiu o projeto por 6,7 bilhões de libras, quase 1 bilhão de libras a menos do que o previsto.
Independentemente do modelo, estudos sobre impacto econômico medem aspectos como os gastos e a geração de receita. No ciclo 2008-2012, os Jogos Olímpicos superaram pela primeira vez na história a marca de US$ 8 bilhões em faturamento comercial.
Os direitos de mídia renderam outros US$ 3,9 bilhões aos cofres do COI (Comitê Olímpico Internacional). Com base nisso, a marca "Olimpíadas" ficou com a segunda posição em um ranking das mais valiosas publicado no ano passado pela consultoria Brand Finance. Avaliado em R$ 96,1 bilhões, o evento perdeu apenas para a empresa Apple.