"Festival da vida" britânico e alegria da música brasileira encerram Paraolimpíada de Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Apresentação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Londres

    Apresentação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Londres

Os Jogos Paraolímpicos se encerraram neste domingo no Estádio Olímpico de Londres em uma celebração à vida. A cerimônia de fechamento dos Jogos teve a representação das estações do ano, simbolizando o ciclo da vida, shows de Coldplay, Jay-Z e Rihanna e a apresentação do Brasil e sua alegria para os Jogos de 2016.

O Brasil contou com a presença de Carlinhos Brown, Hebert Viana, da banda Paralamas do Sucesso, da Associação de Ballet e Arte para Cegos e dos atletas paraolímpicos Daniel Dias e Ádria Santos.

A apresentação, nomeada de "Festival de Chamas" teve como tema não só a vida, como um tributo ao Reino Unido como território de muitos festivais exuberantes. Artistas de circo, a cantora britânica Lissa Hermans, que é cega e autista, e muitas coreografias com fogo marcaram a primeira parte da cerimônia.

No desfile dos atletas paraolímpicos, os porta-bandeiras de cada país se reuniram no centro do Estádio Olímpico e, em uma bela cena, se posicionara em formato de coração, iluminados por efeitos de chamas.

Em uma representação das estações do ano, a banda britânica Coldplay apresentou músicas como "Yellow", "Paradise" e "Clocks" e levantou o público londrino. Ao final do show, a cantora Rihann se juntou ao conjunto para a música "Princess of China" e, logo depois, para apresentar seu hit "We found love".

Após o show, foi a fez do Brasil, país-sede da próxima edição dos Jogos, fazer sua apresentação. O prefeito do Rio de Janeiro, onde serão realizadas as Paraolimpíadas de 2016 recebeu a bandeira dos Jogos e um show de música brasileira agitou o estádio em Londres.

Dançarinos cadeirantes e sem deficiência iniciaram a apresentação nomeada a "batalha do passinho", com um mix de estilos, como frevo, breakdance e funk. Durante a performance, Carlinhos Brown entrou no palco, onde foi seguido por Hebert Viana, dos Paralamas do Sucesso, de bailarinas da Associação de Ballet e Arte para Cegos e dos atletas paraolímpicos Daniel Dias e Ádria Santos.

A apresentação do Brasil usou a música brasileira para apresentar o tema dos próximos Jogos Paraolímpicos: "Alegria". Ao som de Dalva de Freitas interpretando Carmen Miranda, os representantes do Brasil dançaram e animaram a cerimônia.

Ao final, Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional declarou o encerramento oficial dos Jogos e Coldplay e Rihanna voltaram ao palco para cantar com Jay-Z. Ao som de "Every Tear Drop is a Waterfall", um show de fogos encerrou a Paraolimpíada de Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos