Dirceu Pinto vence chinês e bocha brasileira encerra participação com três ouros e um bronze
Do UOL, em São Paulo*
-
Guilherme Taboada/CPB
Brasileiro Dirceu Pinto conquistou duas medalhas de ouro na Paraolimpíada de Londres
A bocha brasileira encerrou neste sábado a sua participação nos Jogos Paraolímpicos de Londres com a melhor campanha da competição, com três medalhas de ouro e uma de bronze. Só neste sábado, foram duas vitórias, de Maciel Santos na classe BC2 e de Dirceu Pinto na classe BC4, que também teve Eliseu dos Santos no terceiro lugar.
O grande destaque da campanha brasileira foi justamente Dirceu, que levou dois ouros. Neste sábado, o brasileiro empatou por 3 a 3 com o chinês Yuansen Zheng e só venceu no ponto de desempate. Antes, ele e Eliseu já haviam conquistado o bicampeonato paraolímpico nas duplas da mesma classe BC4 (categorias para jogadores com outras deficiências severas, mas que não podem receber auxílio)
A primeira medalha do dia foi o bronze de Eliseu, que derrotou o britânico Stephen McGuire por 5 a 3 e conquistou sua segunda medalha na Paraolimpíada de Londres.
Mais tarde, na classe BC2, Maciel Santos venceu o chinês Zhiqiang Yan por 8 a 0. O brasileiro não deu chance ao rival e vendeu todas as parciais sem ceder nenhum ponto. A coreana So-Yeong Jeong ficou com a medalha de bronze na classe BC2 (para atletas com paralisia cerebral e que não podem receber auxílio de ajudantes).
Já na classe BC1 (para atletas com paralisia cerebral e que podem receber auxílio de ajudantes), José Carlos Chagas acabou derrotado por Roger Aandalen, da Noruega, por 6 a 4 e ficou sem medalha.
*Nota atualizada às 15h18