Governo do Quênia abre investigação por fraco desempenho do país nos Jogos de Londres

Das agências internacionais

Em Nairobi (Quênia)

  • AP Photo/David J. Phillip

    David Lekuta Rudisha posa ao lado de placar que mostra novo recorde mundial dos 800m

    David Lekuta Rudisha posa ao lado de placar que mostra novo recorde mundial dos 800m

O governo do Quênia anunciou nesta quarta-feira que irá investigar o fraco desempenho do país nos Jogos Olímpicos de Londres. Com duas medalhas de ouro, 11 no total, os quenianos terminaram a Olimpíada-2012 na 28ª colocação no quadro geral.

“Quero constatar que não devemos esconder nada. Quando o informe estiver preparado o colocaremos à disposição dos cidadãos para que saibam o que ocorreu realmente”, afirmou Paul Otuama, ministro dos Esportes do Quênia.

“Teremos que tomar decisões difíceis para evitar o ocorrido no futuro”, prosseguiu o dirigente.

A participação queniana em Londres gerou debates no governo. Além do 28º lugar na distribuição de medalhas, o país ficou atrás dos rivais África do Sul e Etiópia. O grande momento do país foi a vitória de David Rudisha nos 800m, com direito a recorde mundial.

No entanto, o vice-presidente do Quênia, Kalonzo Musyoka, tratou de minimizar a polêmica e manifestou seu apoio aos atletas que competiram nos Jogos.

“A equipe deu o melhor de si e, como país, estamos orgulhosos do que conseguiram el Londres. Nos comprometemos a assegurar que continuarem apoiando nossos esportistas em acontecimentos futuros”, declarou Musyoka.

UOL Cursos Online

Todos os cursos