Técnico planeja conversa com mais experientes para armar seleção de handebol para 2016

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

  • Flávio Florido/UOL

    Técnico Morten Soubak já pensa na equipe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

    Técnico Morten Soubak já pensa na equipe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

O primeiro objetivo traçado pelo técnico Morten Soubak ao assumir a seleção brasileira feminina de handebol em 2009 era tirar a equipe do grupo de coadjuvantes nas principais competições. Após as boas campanhas no Mundial de 2011 e na Olimpíada de Londres, a meta foi atingida. Soubak quer agora manter o crescimento para, enfim, ganhar torneios.

“Conseguimos dar um passo a frente com o handebol brasileiro. A meta quando cheguei em 2009 era brigar com os melhores, entrar no cenário internacional, e a Olimpíada mostra que conseguimos”, afirmou o treinador dinamarquês.

Apesar da derrota de virada para a Noruega, que depois ganharia a medalha de ouro, nas quartas de final dos Jogos, Soubak não vê motivos para grandes mudanças. Por isso, o técnico, já garantido para o próximo ciclo olímpico, irá procurar cada uma das atletas que estavam em Londres para saber com qual delas poderá contar na Olimpíada de 2016.

A principal preocupação do treinador para os Jogos do Rio de Janeiro é com as jogadoras mais velhas. Dois dos principais nomes da equipe, a goleira Chana e Daniela Piedade, têm 33 anos e estarão com 37 no Rio.

“O planejamento para a próxima Olimpíada começa agora. Sei que o interesse pelo esporte deve aumentar depois dos últimos resultados e temos que aproveitar isso”, avisou.

Soubak, no entanto, comemorou a evolução tática da equipe, mas ressalta que alguns pontos ainda devem evoluir.

“O principal é que estamos jogando com o coração brasileiro, que é muito grande. E também evoluímos bastante defensivamente e contra-atacando, mas temos que melhorar atacando contra uma defesa bem postada e fisicamente”, afirmou o treinador.

BRASIL TEM RECORDE DE PÓDIOS, MAS EVOLUÇÃO É PEQUENA

  • Arte UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos