Cerca de 90% dos britânicos assistem aos Jogos pela TV e encerramento bate recorde

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

  • Flavio Florido/UOL

    Cerimônia de encerramento bateu recorde de audiência na TV, com 23,2 milhões de espectadores

    Cerimônia de encerramento bateu recorde de audiência na TV, com 23,2 milhões de espectadores

Cerca de 52 milhões de britânicos, aproximadamente 90% da população do Reino Unido, acompanharam pela televisão, em algum momento, as competições dos Jogos Olímpicos. A informação é da BBC, emissora que transmitiu os Jogos no país-sede, e os números transformam Londres-2012 no evento esportivo mais visto pela televisão no Reino Unido.

Durante as duas semanas de disputas, um total de 51,9 milhões de britânicos assistiram ao menos 15 minutos da cobertura olímpica. Os dois momentos mais vistos foram as cerimônias de abertura e de encerramento.

No início dos Jogos, a cerimônia dirigida pelo cineasta Danny Boyle teve média de 23,4 milhões de espectadores e atingiu pico de 26,9 milhões. O encerramento, no último domingo, chegou a alcançar 26,2 milhões de espectadores, mas, na média, ficou um pouco atrás da abertura, com 23,2 milhões.

Ainda que a cerimônia de abertura mantenha maior audiência, o evento deste domingo, que teve as participações de artistas como The Who, George Michael, Take That e Spice Girls, foi a cerimônia de encerramento mais vista na história dos Jogos. O recorde anterior pertencia a Barcelona-92, com 11 milhões de espectadores - menos da metade de Londres-12.

Na parte esportiva, o evento mais visto pelo Reino Unido foi o bicampeonato do jamaicano Usain Bolt nos 100 m, com 20 milhões de espectadores. Em seguida, a vitória do atleta da casa, Mo Farah, nos 10.000 m, atraiu 17,1 milhões de torcedores pela TV.

Na internet, a média da BBC foi de 9,5 milhões de visitantes diários para assistir a competições, ao vivo ou gravadas. A cerimônia de abertura teve 3,9 milhões de visualizações, enquanto a vitória de Bolt nos 100 m somou cerca de 430 mil acessos. Outro vídeo com muita audiência foi o salto do alemão Stephan Feck no trampolim de 3 m. O erro do atleta dos saltos ornamentais, que caiu de costas na piscina, foi visto por mais de 800 mil internautas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos