Itália passa por Bulgária e conquista medalha de bronze no vôlei masculino

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Dominic Ebenbichler

    Jogadores italianos comemoram vitória sobre Bulgária na disputa do terceiro lugar

    Jogadores italianos comemoram vitória sobre Bulgária na disputa do terceiro lugar

A Itália derrotou a Bulgária por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 23/25, 25/22 e 25/21, e conquistou a medalha de bronze no vôlei masculino dos Jogos Olímpicos. Desacreditados no início da competição, italianos voltam ao pódio após o quarto lugar em Pequim-2008, enquanto os búlgaros não terminam entre os três primeiros desde Moscou-1980.

Como foi ao longo de toda a campanha da Itália nesta Olimpíada, Savani e Lasko foram os nomes da partida. A dupla mais uma vez se mostrou eficiente em todos os fundamentos e marcaram muitos pontos de ataque, bloqueio e saque.

Parecia que a Itália teria uma vitória tranquila após um primeiro set soberano. Explorando os erros da Bulgária e os bons ataques de Alessandro Fei, os italianos ficaram sempre à frente no placar e venceram por confortáveis 25 a 19.

Mas a seleção búlgara voltou melhor nas parciais seguintes e equilibrou o jogo. O time parou de errar e passou a usar seu bloqueio com eficiência. O segundo set foi disputado ponto a ponto e Nikolov chamou para si a responsabilidade para fazer 25 a 23 e empatar.

A partida seguiu o mesmo ritmo no set seguinte. Sempre um pouco à frente, foi somente na metade da parcial que a Bulgária conseguiu abrir vantagem superior a dois pontos (12 a 9). A Itália reagiu e chegou à segunda parada técnica na liderança e de lá não saiu mais. Os búlgaros voltaram a errar bastante e perderam por 25 a 22.

O time italiano continuou melhor no quarto set. Savani se transformou em uma verdadeira parede no bloqueio, além de sacar de forma precisa. Nos ataques, Lasko sobrou em quadra, mas a disputa novamente foi ponto a ponto. A Itália só deslanchou na parte final. Com cinco match points, precisou de só dois deles para fechar e vencer.

UOL Cursos Online

Todos os cursos