Natália Falavigna sofre fratura no tornozelo durante derrota no taekwondo

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Ng Han Guan

    Natália Falavigna perderu para sul-coreana In Jong Lee logo na estreia da categoria até 67 kg do taekwondo

    Natália Falavigna perderu para sul-coreana In Jong Lee logo na estreia da categoria até 67 kg do taekwondo

Além de ter ficado sem medalha, a brasileira Natália Falavigna deixou a disputa do taekwondo em Londres com uma grave lesão. Durante a derrota na estreia para a sul-coreana In Jong Lee, ela sofreu uma fratura no tornozelo direito.

“A lesão foi constatada e, mesmo se avançasse para a repescagem, a atleta não teria condições de competir. A atleta sempre deve ser preservada”, confirmou o médico da delegação brasileira, José Alfredo Padilha. 

Depois da derrota, Natália foi submetida a uma radiografia na a policlínica da Vila Olímpica. Confirmada a lesão, a atleta foi imobilizada e permanece em repouso. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ainda não há estimativas sobre o tempo de recuperação.

Natália se lesionou logo no primeiro round da luta de estreia. Ela acabou perdendo o combate por 13 a 9, e precisava torcer para que sua algoz chegasse à final. Assim, a brasileira teria chances de disputar o bronze. Mas a sul-coreana perdeu nas quartas de final, e eliminou Falavigna da competição.

Depois da derrota, Natália avisou: “Acho que torci o tornozelo”. Mas se disse preparada para voltar ao dojan em uma eventual repescagem: “Primeiro eu estouro ele, depois eu cuido”.

A brasileira lamentou a falta de movimentação depois de ter sentido a lesão no primeiro round, e disse que já sentia problemas físicos: “Meu corpo chegou estourado por causa das lesões e da pressa que eu tive para fazer esse ciclo olímpico. Mas não posso usar isso como desculpa”.

Bronze em Pequim-2008, Falavigna precisou se recuperar de duas lesões seguidas em seu joelho direito antes de disputar a sua terceira Olimpíada. Ela tem 28 anos e também foi prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e campeã mundial da categoria em 2005. A atleta de Londrina representa o Fluminense, e sua última grande conquista foi o ouro na Universíada de 2009.

"TORCEMOS PARA QUE NATÁLIA TENHA UMA BOA RECUPERAÇÃO"

Brasileiros em Londres - dia 15
Brasileiros em Londres - dia 15

UOL Cursos Online

Todos os cursos