Melhor da história, russa confirma favoritismo e leva o bicampeonato na ginástica rítmica
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/Julie Jacobson
Russa Evgeniya Kanaeva se apresenta com o arco na final deste sábado; ela faturou o bicampeonato
A russa Evgeniya Kanaeva não cometeu deslizes na final deste sábado em Londres e conquistou o bicampeonato olímpico individual geral da ginástica rítmica. Única ginasta da história a faturar dois ouros seguidos nesta categoria, a europeia apenas confirmou o rótulo de melhor atleta de todos os tempos na modalidade.
Conhecida por fazer movimentos praticamente perfeitos e realizar séries sem falhas, Kanaeva confirmou o favoritismo e não deu margem ao azar. Se nas eliminatórias ela havia deixado o arco cair em sua primeira apresentação, neste sábado ela não teve qualquer erro, passou de 29 pontos em três dos quatro aparelhos e somou 116,900 pontos, garantindo o ouro incontestável.
Este é apenas mais um título na vasta galeria vitoriosa de Kanaeva, que é multimedalhista em Europeus e Copas do Mundo e a única atleta até hoje a conquistar os seis ouros possíveis em uma edição de Mundial – fato que ela conseguiu duas vezes, aliás, em 2009 e 2011.
O título ainda foi o quarto ouro olímpico consecutivo da Rússia na ginástica rítmica individual. No domingo, na decisão por conjuntos a partir das 9h30, o país também buscará o tetra da prova.
A hegemonia russa no esporte se confirmou ainda com a dobradinha no pódio deste sábado. Com o ouro praticamente fora de disputa, já que Kanaeva era favoritíssima, coube à compatriota Daria Dmitrieva vencer a briga pela prata com 114,500 pontos. Liubou Charkashyna, de Belarus, ficou com o bronze (111,700).