Corte Arbitral do Esporte nega pedido de medalha de ouro para sueca do triatlo

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/HO/OMEGA

    Imagem da chegada da prova de triatlo definiu a medalha de ouro para a suíça Nicola Spring

    Imagem da chegada da prova de triatlo definiu a medalha de ouro para a suíça Nicola Spring

A Corte Arbitral do Esporte (CAE) negou neste sábado o recurso enviado pelo Comitê Olímpico da Federação de Triatlo para que a sueca Lisa Norden ganhasse uma medalha de ouro, assim como a suíça Nicola Spring, declarada vencedora da prova.

No último sábado, 4 de agosto, ambas terminaram a prova com o mesmo tempo (1h59m48) e, apesar da foto apontar uma chegada muito próxima, a vitória foi dada à atleta da Suíça.

Os suecos já haviam feito uma apelação à União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês), que foi rejeitada já na quarta-feira.

A argumentação que defendia uma medalha de ouro também para a atleta sueca sustentava que não é possível identificar exatamente onde está o tronco da corredora vencedora da Suíça, “escondida pelo tronco da sueca”, disse o Comitê Nacional Sueco.

A reunião que decidiu por não dar a medalha de ouro à Lisa Norden reuniu as duas atletas, as federações suíça e sueca, o Comitê Nacional sueco, o Comitê Organizador de Londres e o Comitê Olímpico Internacional. Esta foi a primeira vez que a vencedora de uma prova de triatlo teve que ser definida na foto da chegada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos