Comitê sueco entra com recurso na Corte de Arbitragem por medalha de ouro no triatlo

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO/HO/OMEGA

    Foto mostra vitória da suíça Spirig sobre a sueca Norden, por uma diferença mínima no triatlo

    Foto mostra vitória da suíça Spirig sobre a sueca Norden, por uma diferença mínima no triatlo

A Suécia entrou com recurso na Corte de Arbitragem do Esporte (CAS, sigla em inglês) nesta sexta-feira para uma revisão na final do triatlo feminino em Londres.

Em um pronunciamento, o CAS disse que uma audição será realizada nesta sexta em seu escritório temporário em Londres e a decisão final será divulgada no próximo sábado, 11 de agosto.

O pedido do Comitê Olímpico da Federação de Triatlo suecos é para que a atleta Lisa Norden ganhe a medalha de ouro, assim como a suíça Nicola Spirig .

As duas atletas terminaram a prova do último sábado (4 de agosto) com o mesmo tempo, 1h59m48s, mas uma foto da chegada deu à suíça a primeira colocação.

Logo após a corrida, os suecos fizeram uma apelação à União Internacional de Triatlo (ITU, sigla em inglês), que foi rejeitada na quarta-feira (8 de agosto).

Já nesta sexta-feira, Nicola Spirig, Lisa Norden, as federações suíça e sueca, o Comitê Nacional sueco, o Comitê Organizador de Londres e o Comitê Olímpico Internacional serão ouvidos na audiência para que o CAS chegue a uma conclusão sobre o assunto.

“O Comitê sueco e o STF alegam que o ITU não agiu de acordo com as próprias regras porque não levou em consideração o posicionamento das atletas”, declarou a Corte.

“Além disso, eles afirmam não ser possível distinguir precisamente na foto da chegada a posição do tronco da Spirig, que está um pouco atrás de sua cintura e escondido pelo tronco da atleta da Suécia”, completou o órgão.

Os juízes da prova analisaram a fotografia e declararam vitória de Spirig por uma margem de 15 centímetros. Mais tarde, porém, oficiais apresentatam uma fotografia em que a cabeça de Norden atravessa a linha de chegada primeiro.

A União Internacional de Triatlo, no entanto, considera vencedora a atleta que ultrapassar a linha de chegada com o tronco primeiro e, por esse critério, viu vitória da suíça nas duas fotografias.

Esta é a primeira vez em uma Olimpíada que uma prova de triatlo é decidida por uma foto da chegada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos