Paul McCartney e Spice Girls são especulados na cerimônia de encerramento dos Jogos
Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
-
REUTERS/Murad Sezer
Show de Paul McCartney anima público e encerra cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres
Paul McCArtney de novo? Kate Bush? Spice Girls? Os rumores aumentam a três dias da cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres. Segundo um dos organizadores, ela será musical e com pouca formalidade, mas o nome da estrela do evento permanece em segredo.
Cerca de 4.100 pessoas participarão da cerimônia que terá início às 21h de Londres (17h de Brasília) no Estádio Olímpico. Além de 3.800 voluntários, 380 estudantes do leste de Londres e uma série de artistas.
Após os elogios feitos à cerimônia de abertura, dirigida pelo cineasta Danny Boyle, a cobrança é para que o encerramento esteja à altura.
“Terá pontos parecidos (com a abertura), mas será um espetáculo totalmente diferente”, prometeu o diretor musical David Arnold, em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph.
“Tem que ser um momento em que todo o mundo, principalmente os atletas, possa extravasar”, disse. “Espero que resuma o espírito dos Jogos, um pouco anárquico, pícaro, divertido, reconfortante, emotivo, inspirador e, excepcionalmente britânico”, completou.
Na entrevista, o diretor ainda revelou um pouco sobre a cerimônia, que é chamada de “Sinfonia de música britânica”: “vai ser bonita, fresca, sentimental , exagerada, tonta e emocionante”.
Os ensaios para o evento estão sendo realizados em segredo em um estádio de Dagenham, no leste de Londres, para evitar a divulgação prévia de qualquer informação sobre a cerimônia.
“Fico decepcionado quando vazam informações. É como dizer a alguém o que vão lhe dar de presenta no Natal”, comparou Arnold.
George Michael , pelo Twitter, e a banda Muse, em entrevista a revista NME, anunciaram há semanas sua participação. O integrante da banda The Who, Roger Daltrey, também deu pistas sobre uma possível presença no evento durante entrevista a uma rádio britânica.
Paul McCartney, que encerrou a cerimônia de abertura cantando “Hey, Jude”, também figura entre os possíveis artistas a se apresentar, assim como Ray Davies, da banda The Kinks, as Spice Girls, Adele e Kate Bush.
Já Mick Jagger, pelo Twitter, negou a participação da banda Rolling Stones . Por enquanto, a única presença garantida é ada Orquestra Sinfônica de Londres.
No encerramento dos Jogos, que será dirigido por Kim Gavin, os atletas não desfilaram divididos por nações, mas sim em um único grupo, liderados por todos os porta-bandeiras.
Após o desfile, Londres passará o bastão para o Rio de Janeiro, sede dos Jogos de 2016, em uma cerimônia com sabor carioca e as apresentações de Marisa Monte e Seu Jorge.
Ao final, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) irá declarar o encerramento oficial dos Jogos e pira olímpica se apagará após 16 dias iluminando o Estádio Olímpico de Londres.