Em dia de finais em que se esperavam brasileiros, chinês é bicampeão e salto tem quedas decisivas

Do UOL, em São Paulo

  • Ronald Martinez/Getty Images

    Favorita ao ouro, McKayla Maroney caiu em sua segunda tentativa na final de salto e ficou com a prata

    Favorita ao ouro, McKayla Maroney caiu em sua segunda tentativa na final de salto e ficou com a prata

Há menos de um mês, quando se falava em 5 de agosto, esperava-se um dia produtivo para a ginástica artística brasileira em Londres. Imaginava-se que Diego Hypolito disputaria a final do solo e que Jade Barbosa estaria na decisão de salto. Como o bicampeão mundial foi eliminado ainda nas eliminatórias da semana passada e Jade sequer foi à Olimpíada por questões contratuais, os protagonistas deste domingo na Arena Greenwich foram um chinês e uma profusão de quedas decisivas, todos observados pela duquesa de Cambridge Kate Middleton.

MEDALHISTAS DESTE DOMINGO

SOLO MASCULINO
Ouro - Zou Kai (CHN) - 15,933 pts
Prata - 15,800 (JAP) - Kohei Uchimura - 15,800 pts
Bronze - Denis Ablyazin (RUS) - 15,800 pts
SALTO FEMININO
Ouro - Sandra Izbasa (ROM) - 15,191 pts
Prata - McKayla Maroney (EUA) - 15,083 pts
Bronze - Maria Paseka (RUS) - 15,050 pts
CAVALO COM ALÇAS
Ouro - Krisztian Berki (HUN) - 16,066
Prata - Louis Smith (GBR) - 16,066 pts
Bronze - Max Whitlock (GBR) - 15,600 pts

A decisão feminina de salto, que tinha a veterana Oksana Chusovitina entre as concorrentes (terminou em quinto lugar), foi a que proporcionou mais momentos de tensão neste domingo. A canadense Elisabeth Black zerou em sua primeira tentativa após sofrer uma queda apoiando as mãos e, apesar de tentar, acabou desistindo do segundo salto em razão das dores no corpo, terminando a final com 0 ponto. Em seguida, a forte dominicana Yamilet Pena Abreu, que já sofreu quedas duras de cabeça no Mundial e no Pan de 2011, voltou a cair, agora de nádegas, e ficou fora do pódio.

Na briga pelo lugar mais alto, outra queda fez diferença. Franca favorita ao ouro, a norte-americana McKayla Maroney fez quase 16 pontos em sua primeira tentativa, mas caiu na segunda e viu o ouro sobrar para Sandra Izbasa. Veterana, a romena fez dois belos saltos e assegurou sua quarta medalha olímpica (também foi ouro no solo em Pequim e bronze por equipes tanto em 2008 quanto em 2012). O bronze terminou com a russa Maria Paseka (15,050).

Na final de solo, o chinês Zou Kai confirmou o favoritismo e assegurou o bicampeonato olímpico. Segundo a se apresentar, o asiático não sentiu a pressão, fez uma série de alta dificuldade e cravou 15,933 pontos, nota que já se mostraria inalcançável para os demais adversários.

PRESENÇA REAL

  • AFP PHOTO / BEN STANSALL

    Presença constante nestes Jogos, a duquesa Kate Middleton representou a família real nas finais deste domingo da ginástica artística. E uniformizada com o agasalho da delegação britânica

A prata e o bronze saíram no critério de desempate. Kohei Uchimura e Denis Ablyazin, primeiro e terceiro a se apresentarem, tiraram a mesma nota, 15,800, mas como o japonês teve melhor pontuação de execução (9,100 contra 8,700), ficou com a prata e deixou o bronze para o russo. Foi a terceira medalha olímpica em Londres para Uchimura, campeão no individual geral e vice na disputa por equipes.

As disputas deste domingo terminaram com a final de cavalo com alças, a mais esperada pelos britânicos, já que Louis Smith tinha grandes chances de levar o ouro. O ginasta do Reino Unido fez de fato a maior nota da decisão, 16,066 pontos, mas no critério de desempate, perdeu o ouro para o forte húngaro Krisztian Berki, que já havia cravado a mesma pontuação. Ainda assim, os donos da casa fizeram dobradinha de prata e bronze com Smith e Max Whitlock (15,600).

UOL Cursos Online

Todos os cursos